Servidores concluem curso de "Competências Emocionais na Gestão Pública"
Por Julyana Brasileiro20/09/2024 14:54 | Atualizado há 2 meses
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Servidores da Assembleia Legislativa concluíram, nesta sexta-feira (20/09), o curso de “Competências Emocionais na Gestão Pública”, ofertado pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A capacitação foi ministrada por Maria Isabel Saldanha, psicóloga da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas e da Célula de Psicologia da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O curso apresentou as ferramentas necessárias para que os participantes possam ser capazes de autogerir, com excelência, as suas emoções e desenvolver competências necessárias para a construção de uma mentalidade de crescimento.
Conforme ressaltou a psicóloga, a inteligência emocional hoje em dia é uma competência muito necessária, tanto na ambiência organizacional como na vida pessoal, sendo benéfica em vários aspectos, desde o aumento da percepção empática até a melhora na autoestima e autoconfiança. ‘’Os profissionais de alta grandeza têm uma boa gerência das suas emoções. Quando você começa a se autoperceber e possui a percepção precisa dos seus pontos fortes e aspectos que precisam ser melhorados as coisas fluem mais facilmente. É fundamental que possamos ter, na ambiência de uma gestão pública ou no trabalho, comportamentos assertivos e uma autorregulação das nossas emoções'', ressaltou.
Gestão das Emoções
Um dos tópicos abordados durante o curso foi ‘’Desenvolvendo a Gestão das Emoções nas Relações Interpessoais no Âmbito Profissional''. Segundo a Psicóloga Maria Isabel Saldanha, a gestão emocional no ambiente de trabalho é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio da inteligência emocional. Dentre os seus benefícios no ambiente de trabalho destacam-se a resolução de conflitos, resiliência, comunicação eficaz e um ambiente de trabalho harmonioso.
Conforme apontou Isabel Saldanha, a inteligência emocional, segundo teoria do psicólogo Daniel Goleman, é baseada em cinco pilares: conhecer as emoções, controlar as emoções, automotivação, empatia e relação interpessoal . ‘’Quando possuímos inteligência interpessoal, somos capazes de entender melhor os outros, suas emoções e necessidades. A gestão emocional no ambiente de trabalho cria um ambiente saudável e participativo com relações interdependentes onde cada um tem consciência do seu papel e contribui para a equipe''.
O curso contou com participação de servidores de diferentes órgãos da Casa - Foto: Máximo Moura
Saiba mais
O curso de “Competências Emocionais na Gestão Pública'' foi realizado entre os dias 16 a 20 de setembro na sede da Unipace, 1º Andar - Sala D, de 13h às 17h. Durante as aulas, foram abordadas as técnicas de autogestão para mudança de hábitos e gestão emocional, comunicação adequada das emoções, a importância de desenvolver relacionamentos positivos dentre outros temas.
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
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