Comitê de Responsabilidade Social

Servidores aprendem sobre reanimação cardiorrespiratória e atendimento a emergência pediátrica

Por Paulo Veras
19/11/2024 11:40 | Atualizado há 4 dias

Compartilhe esta notícia:

Treinamento foi realizado no Anexo II da Alece Treinamento foi realizado no Anexo II da Alece - Foto: Celso Oliveira

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), realizou, nesta terça-feira (19/11), capacitação em reanimação cardiorrespiratória e atendimento a emergência pediátrica. O treinamento foi dado por acadêmicos de Medicina integrantes do Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A capacitação teve como público os servidores da Alece e foi realizada na Sala D do primeiro andar do Anexo II  (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes). O médico da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Joaquim Garcia, disse que o principal objetivo foi orientar sobre como agir em situações de emergência. “Se existe uma pessoa capacitada para iniciar o atendimento antes da chegada de uma equipe especializada cresce muito a sobrevida da vítima”, explicou. 

Segundo afirmou o médico, o treinamento abordou questões teóricas e práticas, com simulações de casos de emergência de paradas cardiorrespiratórias e desobstrução das vias aéreas do público pediátrico. “Desta forma, capacitamos nossos servidores para que estejam aptos a fazer este atendimento pré-hospitalar que pode salvar vidas”, afirmou. Ele destacou que o treinamento é útil tanto no ambiente de trabalho como na vida cotidiana.

Capacitação envolveu atividades práticas - Foto: Celso Oliveira

Sobre o Perc

A estudante de Medicina Isabella Campos, integrante do Perc da UFC e uma das ministrantes da capacitação, ressaltou que o Programa já realizou outros treinamentos na Assembleia Legislativa. “O Perc é um projeto de extensão da UFC composto por acadêmicos de Medicina do primeiro ao oitavo semestre. Nós realizamos capacitações em várias instituições e esta é a terceira vez que estivemos na Alece”, destacou.

Isabella enfatizou que os conhecimentos adquiridos com o treinamento fazem crescer em muito as chances das pessoas que sofrem paradas cardíacas ou obstrução das vias aéreas. “O pré-atendimento que ensinamos é fundamental. Feito de forma correta e o mais breve possível, ele pode ser determinante para salvar a vida da pessoa”, asseverou.

Para a estudante, quanto mais pessoas tiverem o domínio dessas técnicas, maiores serão os prognósticos de diminuir os óbitos. Ela também tratou sobre a importância de equipamentos de suporte a estes pré-atendimentos, como o desfibrilador. “Locais como a Alece, com grande fluxo de pessoas, necessitam ter este tipo de equipamento, que é essencial nos procedimentos de reanimação”, afirmou, em referência ao equipamento disponível na Casa. 

Joaquim Garcia, médico da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, e participantes da capacitação - Foto: Celso Oliveira

A enfermeira da Célula de Enfermagem do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Camila Araújo, que participou da capacitação, considerou o treinamento uma oportunidade excelente, tanto para profissionais da área da saúde como para os leigos. “Sabemos que o índice de acidentes com crianças e recém-nascidos tem aumentado bastante e por isso todos precisam ter esta noção do suporte básico para que dê tempo a uma equipe de suporte avançado chegar ao local”, asseverou.

Camila elogiou a gestão da Alece que, sistematicamente, tem treinado servidores e servidoras. “Sempre temos à nossa disposição cursos, treinamentos e capacitações que oferecem a oportunidade de melhorarmos e assim ajudar os outros com eficiência”, pontuou.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também