Assalce

Servidores aprendem a produzir adornos com cápsulas de café

Por ALECE
24/11/2022 15:50

Compartilhe esta notícia:

Oficina é realizada pelo projeto Casulo Oficina é realizada pelo projeto Casulo - Foto: Bia Medeiros

O projeto Casulo, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), realizou, nesta quinta-feira (24/11), uma oficina de cápsulas de café, coordenada pela servidora Jaqueline Nóbrega. A iniciativa faz parte da Semana do Servidor 2022, promovida pela entidade, que prossegue até domingo (27/11), com torneio de Beach tennis, na barraca Santa Praia.

A coordenadora da oficina, Jacqueline Nóbrega, explicou que a cada Semana do Servidor procura trazer alguma atividade inovadora, como a atual oficina. "Este ano, dentro da proposta de sustentabilidade criativa, trouxemos as cápsulas de café, que nos permitem diversas possibilidades de aproveitamento. São muitos objetos que podem ser elaborados e ficam muito belos e, ao mesmo tempo, seevita que as cápsulas sejam dispensadas como lixo", afirmou.

Ela lembrou que o consumo de café em cápsulas tem aumentado com a popularização de máquinas que utilizam este produto. Jacqueline afirmou que a oficina tem também como objetivo dar um fim bem mais útil do que o mero descarte, bem como salientou que as cápsulas são elaboradas com alumínio, material que não se degrada no meio ambiente, com facilidade. "Ao mesmo tempo, o metal tem uma flexibilidade que facilita a manufatura de objetos decorativos, como pulseiras, anéis, colares e até bolsas", explanou.

Acessórios produzidos

No entender da coordenadora, artistas que trabalham com artes plásticas já reconheceram a beleza dos objetos produzidas pelas técnicas ministradas. "Quem participa da oficina tem condições de produzir diversos acessórios, que podem ser adornos para casa ou bijuterias, cintos, bolsas, entre outros objetos, de acordo com a criatividade de cada um", acentuou.

Jaqueline Nóbrega também destacou o apoio que tem recebido da direção da Assalce para promover as ações do Projeto Casulo. "Nosso presidente Luís Edson Sales (Assalce) sempre tem nos incentivado a levar as práticas sustentáveis e de produção de objetos para todos os servidores. Para participar não é preciso dominar nenhuma técnica, basta querer", frisou.

Maria Timbó, servidora da Alece que participou da oficina, considerou as técnicas assimiladas bastante úteis, tanto pela possibilidade de produzir artesanatos e objetos com baixo custo, como pela preservação do meio ambiente. "Todos que se interessarem devem participar porque este aprendizado a gente leva para a vida", avisou.

Confira abaixo da matéria vídeo em que Jacqueline Nóbrega trata sobre as atividades realizadas na oficina.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Videos

Veja também