Coordenadoria de Comunicação Social

Servidores acompanham solenidade de abertura da II Conferência da Caatinga

Por ALECE
20/06/2018 11:43

Compartilhe esta notícia:

Conferência acontece de 19 a 21 de junho na AL-CE. Conferência acontece de 19 a 21 de junho na AL-CE. - (Foto: José Leomar)

Os servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) acompanharam na noite desta terça-feira (19), a solenidade de abertura da II Conferência da Caatinga, com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. O evento conduzido pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), aconteceu no auditório Murilo Aguiar. Na ocasião foi entregue a Medalha Chico Mendes ao titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno. A medalha homenageia personalidades ou instituições com relevantes serviços prestados ao meio ambiente no Ceará.

O presidente Zezinho Albuquerque agradeceu a presença de todos os participantes da conferência e informou alguns detalhes sobre a programação do evento. “Serão três dias de evento, que tem como objetivo debater os graves problemas em torno do bioma da Caatinga, tendo como eixo central o ser humano”, destacou o parlamentar.

A II Conferência da Caatinga acontece de 19 a 21 de junho com palestras, experiências exitosas no bioma, plenária de avaliação e construção de proposições, alinhando as experiências com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) às necessidades da Caatinga. As sessões temáticas estão divididas nos seguintes eixos: “Meio Ambiente”; “Segurança Hídrica e Saneamento”; “Agropecuária”; e “Desenvolvimento econômico e social”. Os participantes, previamente inscritos, participarão dos debates a partir da opção por um dos eixos propostos.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, que foi agraciado com a Medalha Chico Mendes, destaca que o momento é oportuno para ressaltar a importância do Parlamento. “Com todo respeito aos outros poderes, não há poder mais transparente, mais participativo e que mais dialoga com a sociedade do que o Poder Legislativo, e a Assembleia Legislativa representa isso. Todos os dias, todos esses auditórios e todas as comissões estão repletas com a participação da sociedade”, enfatizou.

A II Conferência da Caatinga é uma realização da Assembleia Legislativa do Ceará e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos.

Feira dos Saberes e das Culturas

Simultaneamente à Conferência, acontece a Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga. A feira tem por finalidade difundir o conhecimento cultural, artístico, científico e tecnológico dos povos da Caatinga.

Distribuídos pelo hall da Assembleia, 23 stands representarão instituições públicas de vários estados do Nordeste. Durante três dias, uma variedade de produtos – entre artesanato, comidas típicas e alimentos orgânicos, além de eventos de natureza cultural – será oferecida aos visitantes.

Clique aqui para conferir a programação do evento.

 

(Com informações da Agência de Notícias da AL-CE)

Veja também