Servidor da AL-CE é escolhido o jornalista de automobilismo do ano
Por ALECE26/02/2019 17:50
Compartilhe esta notícia:

O jornalista e radialista Robério Lessa, servidor da Assembleia Legislativa desde 2007, foi escolhido o jornalista do ano de 2018, pela Confederação Brasileira de Automobilismo, conjuntamente com a Federação Cearense de Automobilismo, Federação Cearense de Kart e clubes de esporte motor do Ceará. Robério, que disputou em votação com outros quatro profissionais da imprensa cearense, foi eleito por unanimidade, em votação direta dos dirigentes de equipe, pilotos, preparadores e mecânicos de todas as categorias do automobilismo do Ceará. A solenidade de entrega do prêmio ocorreu no último dia 26 de janeiro, no Ilmar Buffet.
Na avaliação do jornalista, o prêmio significa o reconhecimento de um trabalho, iniciado em 2011, por meio do site Carros e Corridas (http://www.carrosecorridas.com.br). Ele recorda que desde 1993, ainda na rádio O Povo, conseguia espaço dentro da programação da emissora para dar flashes sobre as provas que aconteciam no autódromo Virgílio Távora, no município do Eusébio. "É uma antiga paixão que consegui juntar à profissão de jornalista. Me recordo muito bem desse início que, com a chegada dos meios digitais, em 2001. Percebi a existência de um público carente de informações sobre este esporte. Os espaços na imprensa tradicional são sempre mais reduzidos, dando maior destaque ao futebol que é paixão de massa", recorda.
Apesar do pouco espaço concedido ao automobilismo nos veículos de comunicação, Robério Lessa lembra que no Ceará há pilotos consagrados no cenário internacional em várias modalidades. "Nós temos campeões mundiais de rally, um tetracampeão brasileiro de Kart e tantos outros pilotos competitivos em diversas categorias", aponta. A trajetória do jornalista na Internet iniciou-se em um blog que se transformou no site, que hoje, segundo ele, é um espaço consolidado no meio automobilístico. "O prêmio é um reconhecimento, mas também um incentivo para fazer mais e melhor. E não faço isso sozinho. Há uma equipe trabalhando ao meu lado", reconhece.
Trajetória profissional
Para chegar ao sucesso hoje alcançado, Robério Lessa diz que sempre procurou primar pelo autêntico jornalismo esportivo, sem abrir espaços para "mexericos, intrigas e fofocas". Segundo ele, é preciso levar o que faz a sério para se obter os bons resultados da profissão. "Eu faço isso com muita seriedade, assim como toda equipe. Com a premiação, aumenta ainda mais a minha responsabilidade para com todos que fazem o esporte", avalia.
Robério Lessa lembra que chegou na Assembleia em 2007, a convite da então coordenadora de Comunicação Social Silvia Góis, para assumir a chefia de jornalismo da TV Assembleia, onde ajudou a criar o telejornal Primeiro Expediente. "Eu já tinha atuado em televisão, na TV Verdes Mares e TV Jangadeiro, e gostei muito da nova experiência", diz. Em seguida, a partir de 2010, passou a cuidar da Rádio Web. Ele destaca que os projetos de comunicação não pertencem a uma pessoa. "São todos criações coletivas que pertencem a Assembleia e a comunidade", entende. A partir de 2019, após nove anos na Rádio FM Assembleia 96,7, Robério Lessa ingressou na assessoria de imprensa do Procon Assembleia.
Veja também

Alece TV e FM iniciam segundo semestre com volta da programação regular e conteúdos inéditos
Com o encerramento do recesso parlamentar, a Alece TV (canal 31.1) e a Alece FM (96,7 MHz) voltaram, na segunda-feira (04/08), com a programação regul...
Autor: Narla Lopes/Agência de Notícias da Alece
Série especial da Alece FM aborda os 190 anos de história do Legislativo cearense
A Alece FM (96,7 MHz) apresenta, em uma série de quatro reportagens especiais, a trajetória da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) a par...
Autor: Ariadne Sousa/Agência de Notícias
Veículos de comunicação da Alece alteram programação até 31 de julho
A Alece TV (canal 31.1) e a Alece FM (96,7 MHz), veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), passam por alterações n...
Autor: Guilherme de Andrade/Agência de Notícias da Alece