Departamento de Saúde e Assistência Social

Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) da Alece promove ação lúdica

Por Julyana Brasileiro com colaboração da assessoria do DSAS
24/02/2025 16:44 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

SAPIfolia promoveu integração e inclusão aos participantes SAPIfolia promoveu integração e inclusão aos participantes - Foto: Érika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu nesta segunda-feira (24/02), o SAPIfolia.

Com temática carnavalesca, a iniciativa voltada para os pacientes do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) do DSAS animou os participantes com marchinhas de Carnaval, adereços, fantasias e muita animação no intuito de estimular a comunicação, o fortalecimento de vínculos e a inclusão social.

Milene Mota, orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, reforçou que a atividade é mais do que um momento festivo para celebrar o Carnaval, mas uma oportunidade para trabalhar a cognição dos participantes, evitando possíveis  comprometimentos cognitivos que podem acometer o adulto e a pessoa idosa. 

Comunicação, integração, prevenção e promoção de saúde no Sapi. Foto: Érika Fonseca. 

“O SAPIfolia é mais que um festinha temática, é um momento para proporcionarmos a socialização que é tão importante para os idosos, bem como promovermos o estímulo da comunicação, o treinamento e reabilitação da parte cognitiva e motora e recordarmos a memória afetiva por meio da música e dança”, explicou a orientadora. 

Joaquim Evilásio Lima, um dos contemplados pelo serviço, destaca os benefícios na qualidade de vida. "Eu adoro o Sapi. Aqui somos uma família, recebemos cuidado, carinho e atenção. Participo das dinâmicas, conquisto novas amizades, cuido da minha saúde e permaneço ativo. Brinquei vários carnavais e escutar essas marchinhas me trouxe várias recordações", compartilhou. 

Joaquim Evilásio é um dos participantes do Sapi, serviço da Alece. Foto: Érika Fonseca. 

Integração e prevenção

Luis Edson Sales, diretor do DSAS, ressaltou que o Sapi traz melhoria da qualidade de vida e autoestima do público assistido. "Fazemos esse trabalho com o maior carinho e, a cada vez, o Sapi busca aperfeiçoamento e realiza eventos como esse de integração para promover a autoestima e melhorias na saúde física e mental de todos. A missão do DSAS é a prevenção e promoção  da saúde e temos 12 células para cumprimos esse propósito”, comentou. 

O Sapi realiza oficinas e atendimentos de estimulação, treino e reabilitação cognitiva, orientação quanto à nutrição, ao sono, à prevenção e ao gerenciamento do estresse, dinâmicas de grupo, exercícios funcionais, gerontomotricidade, condicionamento funcional e rodas de conversa com temáticas inerentes à pessoa idosa, dentre outras ações.

Equipe multiprofissional do DSAS realiza atividades diversas com o público do Sapi. Foto: Érika Fonseca

Dinâmica

No primeiro momento do SAPIfolia, os participantes foram incentivados a estimular a memória com uma dinâmica que exibia palavras de músicas carnavalescas para que eles descobrissem a canção e cantassem um trecho da música. O foco da atividade era o estímulo cognitivo. 

O segundo momento foi proporcionado pela Célula de Fisioterapia do DSAS com descontração e dança, conforme explicou a servidora Rosilene Aragão, que também integra a equipe de fisioterapeutas da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.  

“A ginástica laboral possui várias abordagens e utilizamos a abordagem da socialização, promovendo um momento descontraído com as marchinhas que eles tanto gostam. Fizemos um alongamento e, em seguida, o clima de folia contagiou a todos”, comentou Rosilene. 

O Sapi 

O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) oferece atendimento multiprofissional para a terceira idade e é destinado a parlamentares, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno. 

O projeto propõe ações que contemplam estimulação, treino e reabilitação cognitiva na prevenção e tratamento do declínio cognitivo em adultos e pessoas idosas, buscando resgatar a autoestima, promover o convívio social e contribuir para uma vida mais ativa. 

O programa de estimulação, treino e reabilitação cognitiva consiste num conjunto de estratégias, atividades e exercícios que visam potencializar determinadas habilidades cognitivas e cumprir objetivos específicos. As atividades são implementadas, individualmente ou em grupo e, geralmente, realizadas num período determinado de tempo, conforme avaliação dos profissionais que integram o Serviço.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também