Dicas de Saúde

Semana da Saúde Bucal é encerrada com palestra sobre halitose

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece. com Assessoria de Imprensa do DSAS
22/03/2024 14:57 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Palestra foi conduzida pela cirurgiã-dentista Vera Araújo Magalhães Palestra foi conduzida pela cirurgiã-dentista Vera Araújo Magalhães - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Odontologia, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu, nesta sexta-feira (22/03), palestra sobre halitose no auditório Dra. Lucila Bomfim, no Anexo III (Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque). O evento encerrou a Semana da Saúde Bucal, realizada em parceria com a Célula de Nutrição do Departamento e o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) desde quarta-feira (20/03).

A palestra foi ministrada pela cirurgiã-dentista Vera Araújo Magalhães, especialista em ortodontia, halitose e disfunções salivares. Na ocasião, a profissional afirmou que o mau hálito envolve diversos mitos, e pode estar associado a doenças no organismo.

Atividade foi realizada no Anexo III - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

"Existe, por exemplo, o mito de que a halitose é causada principalmente pelo estômago. Mas o fato é que cerca de 90% desse odor se origina na boca. A parcela restante pode ter causas otorrinolaringológicas (ouvidos, nariz, garganta, laringe e pescoço), gástricas, endócrinas e pulmonares, podendo indicar distúrbios gástricos, doenças hepáticas, infecções respiratórias e doenças renais”, explicou.

Semana da Saúde Bucal teve atividades desenvolvidas desde quarta-feira (20/03) - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS

A palestrante também frisou que o mau hálito é um tema ainda visto como tabu pela sociedade. Ela defendeu que haja respeito na hora de abordar alguém que precise ser tratado, nunca levando a situação para o lado da chacota.

"Devemos orientar essa pessoa, que muitas vezes não sente seu próprio mau hálito, a procurar um profissional adequado, evitando assim qualquer tipo de desconforto", afirmou.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

 

Veja também