Secult lança edital que garantirá programação cultural durante pandemia
Por ALECE31/03/2020 09:54 | Atualizado há 1 ano
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Os servidores da Assembleia Legislativa do Ceará terão entretenimento garantido durante o período de isolamento social. Nesta terça-feira (31/03), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) lança o edital Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa. O edital vai selecionar 400 projetos com conteúdos artísticos de diversas linguagens para compor uma programação especial voltada para as plataformas digitais, como forma de entreter o público durante o período de isolamento social.
A medida é essencial para o incremento da economia artística, criativa e cultural no Ceará, neste contexto de enfrentamento do Coronavírus conforme defende o secretário da Cultura, Fabiano Piúba. “Além disso, é uma forma de garantir ao povo cearense o acesso à cultura, de maneira inovadora e democrática. Estaremos injetando R$ 1 milhão na economia destinado a profissionais da cultura, que são em sua maioria autônomos ou não possuem renda fixa”, afirmou durante transmissão ao vivo no Facebook.
O processo seletivo é aberto apenas para pessoas físicas. Cada trabalho selecionado receberá o valor fixo de R$ 2.500,00. As inscrições serão realizadas entre os dias 31 de março e 20 de abril, por meio da plataforma online Mapa Cultural do Ceará. Os vencedores do edital irão apresentar shows e eventos culturais nas redes sociais do Governo do Estado. “Estamos lançando o edital Cultura Dentro de Casa, com dois objetivos: ter uma programação cultural e ter uma renda pros artistas cearenses que vencerem esse edital’’, afirmou o governador Camilo Santana (PT) em transmissão via Facebook.
Participação da AL
Para que a execução do Edital fosse feita de forma menos burocrática, simplificando a inscrição e facilitando o acesso dos cidadãos cearenses aos recursos públicos previstos, foi necessária a aprovação, pela Assembleia Legislativa do Ceará, da alteração à Lei Complementar 119, de 28 de dezembro de 2012. A votação para a aprovação do texto legal, realizada na última sexta-feira (27/03), contou com a participação de 43 deputados, em Sessão Extraordinária via Sistema de Deliberação Remota (SDR).
JB, com informações do Governo do Estado
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