Sapi comemora São João com idosos atendidos pelo projeto e servidores do setor
Por Paulo Veras24/06/2025 12:39 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), projeto da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, realizou uma festa de São João para as pessoas atendidas pela iniciativa e para os servidores do setor. A atividade aconteceu nesta terça-feira (24/06).
Ambientado no clima junino, o evento contou com decoração, comidas típicas e participação especial de um trio musical comandado pelo sanfoneiro Pavão do Acordeom. Participaram da comemoração grande parte dos 60 idosos atendidos pelo Sapi, além de servidores e gestores.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
Diretor do DSAS, Luís Edson Sales esteve presente no evento e falou da importância dessas ações de interação e confraternização.
“Nossa missão é prevenir e promover a saúde. Então, nós não cuidamos apenas das dores, a gente antecipa com prevenção, para que as pessoas tenham uma boa saúde mental e que envelheçam com mais qualidade de vida”, pontuou.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
A orientadora da Célula de Terapia Ocupacional, Milene Mota, ratificou o diretor. “Nós olhamos o paciente como um todo, em especial os idosos. Essas atividades têm como objetivo a socialização. Eles participam da produção, conhecem pessoas novas e revivem memórias. Queremos proporcionar a mente sã no corpo são”, explicou.
Empolgação e participação
Deborah Santiago, terapeuta responsável pelo Sapi, salientou que a festa de São João é um momento extremamente lúdico e exalta a participação e integração dos idosos.
“Todos contribuem, cada um traz uma comida típica ou uma bebida. Elas adoram também porque tem um arrasta-pé, dessa vez com música ao vivo”, relatou.
.jpg)
Deborah Santiago, terapeuta responsável pelo Sapi - Foto: Pedro Albuquerque
A terapeuta destacou que, mesmo no ambiente festivo, a atenção com os idosos não diminui. “O trabalho com eles não para, a terapia é constante. Fazemos de tudo para mantê-los saudáveis e antenados, por isso não entra refrigerante, que é prejudicial para eles, e as bandeirinhas foram feitas com material reciclado, em respeito à saúde do planeta”, afirmou Deborah.
Júlia Barbosa, de 73 anos, é uma das atendidas pelo projeto e, durante a festa, foi só alegria. Para ela, o grande diferencial do atendimento do Sapi é o carinho com que é tratada.
“Você não tem ideia de como é bom. Só vendo como a gente é atendida aqui, com muita delicadeza e com muitos serviços”.
.jpg)
Júlia Barbosa é uma das atendidas do Sapi. Foto: Pedro Albuquerque
Ela brincou que, recebendo tanto, é “proibido” faltar. “A atenção de todos os setores com a gente, nos ensinando a ter uma vida melhor, com mais qualidade, faz a gente não querer sair daqui. Sinto-me bem cuidada, mas hoje vou fugir do nutricionista pra sair da rotina e comer bolo”, comentou.
O Sapi
O Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi) é um projeto da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, oferece atendimento multiprofissional para a terceira idade e é destinado a parlamentares, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno.
O projeto propõe ações que contemplam estimulação, treino e reabilitação cognitiva na prevenção e no tratamento do declínio cognitivo em adultos e em pessoas idosas, buscando resgatar a autoestima, promover o convívio social e contribuir para uma vida mais ativa.
As ações consistem num conjunto de estratégias, atividades e exercícios que visam potencializar determinadas habilidades cognitivas e cumprir objetivos específicos. As atividades são implementadas individualmente ou em grupo e geralmente realizadas num período determinado de tempo, conforme avaliação dos profissionais que integram o serviço.
Edição: Ana Vitória Marques
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.
Veja também

Departamento de Saúde bate recorde de atendimentos no primeiro semestre
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), alcançou a expressiva marca de mai...
Autor: Julyana Brasileiro com Assessoria de Comunicação do DSAS
Servidores celebram 40 anos de Alece e de história dedicada ao cuidado com a saúde
Servidores que compõem as Células de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativ...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS