Reúso de água na Alece minimiza desperdício de recursos
Por Julyana Brasileiro08/05/2025 09:00
Compartilhe esta notícia:

Uma das formas simples e eficazes de contribuir para a sustentabilidade é repensar o uso dos recursos naturais. Quando falamos da água, o consumo consciente e o investimento no reúso de água são opções. Na Alece, o reúso é adotado desde 2010, proporcionando um uso mais eficiente dos recursos hídricos.
Por meio da captação de águas pluviais e dos aparelhos de ar-condicionado, a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social, contribui significativamente para a preservação do meio ambiente, minimizando o desperdício.
Yuri Passos, orientador da Célula, frisa a relevância do uso sustentável e racional dos recursos e a reutilização da água para diversas finalidades. Segundo ele, as práticas de reúso são adaptadas às características de cada edifício da Alece, considerando suas diferentes épocas e padrões de construção.
Na sede do Legislativo, devido à sua construção mais antiga, datada dos anos 70, o reúso de água é realizado de forma individualizada, com coletores instalados nos drenos dos aparelhos de ar-condicionado para captar a água condensada.
A água é utilizada na limpeza do prédio e na irrigação das plantas. Recentemente, os coletores foram renovados para aprimorar a eficiência na captação.
.jpg)
Água coletada dos sistemas de ar condicionado é usada para regar plantas. Foto: José Leomar
No Anexo II da Alece, a água proveniente dos aparelhos de ar-condicionado é coletada e armazenada em cisternas, empregada na irrigação das áreas verdes do prédio.
No edifício mais recente da Alece, o Anexo III, as águas captadas da chuva e dos sistemas de ar-condicionado também são direcionadas para cisternas, sendo utilizadas na irrigação dos jardins e nas descargas dos sanitários.
Para Yuri Passos, "essas iniciativas promovem a conservação dos recursos hídricos, reduzindo a demanda por água potável, geram economia financeira ao diminuir os custos associados ao consumo de água e incentivam a sustentabilidade por meio de práticas ecológicas que servem de exemplo para a comunidade''.
Conforme aponta, ao adaptar as práticas de reúso de água às especificidades de cada edifício, a Alece demonstra compromisso com a gestão responsável dos recursos naturais e com a sustentabilidade ambiental.
O reúso de água é apenas uma das muitas ações da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental que impacta positivamente o meio ambiente. O servidor da Assembleia Legislativa também pode adotar essa prática em casa.
Reuso da água em casa
A água do ar condicionado é imprópria para consumo, mas pode ser reaproveitada para outras utilidades domésticas, como lavar pisos, regar plantas, usar para lavagem de veículos e para descargas.
Ao conscientizar amigos, familiares e vizinhos sobre os benefícios do reúso, podemos criar uma cultura de responsabilidade ambiental.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Compostagem na Alece dá novo destino aos resíduos orgânicos produzidos na Casa
A compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece e que traz impactos positivos para o meio ambiente. A iniciativa permite a transformaçã...
Autor: Julyana Brasileiro
Servidores da Alece atuam como agentes multiplicadores de ações sustentáveis
O compromisso com o meio ambiente é um chamado urgente e cada pessoa tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Na Alece, projetos e cam...
Autor: Julyana Brasileiro