Rede estadual de Controle Interno realiza planejamento estratégico até amanhã (26/02)
Por ALECE25/02/2019 11:33
Compartilhe esta notícia:

A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, sob a coordenação da auditora interna da Assembleia Legislativa do Ceará Sílvia Correia, está reunida desde o último dia 18 para realizar o planejamento estratégico do quinquênio 2019-2023 das controladorias de órgãos públicos estaduais. As reuniões estão sendo realizadas no 2º andar do prédio José Euclides Ferreira Gomes, sala B, das 13 horas às 17 horas. Os encontros serão desenvolvidos a até amanhã (26/02).
De acordo com Silvia Correia, a rede foi instalada em junho de 2018, com a participação das controladorias dos poderes públicos. "A Constituição Federal, em seu artigo 74, define que as controladorias devem exercer as suas atividades de forma integrada. A missão da rede é exatamente promover a integração das controladorias", afirma. Participam da rede, conforme explica a coordenadora, as controladorias do Poder Legislativo, Poder Executivo, Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça do Estado (TJCE).
"Estamos pensando juntos o controle interno, para termos juntos um padrão mínimo no Estado do Ceará", explica a auditora. Ela considera que o alcance do padrão só é possível por meio do planejamento estratégico que está sendo desenvolvido. "A rede tem apenas oito meses de criada. Ela precisa se conhecer em um diagnóstico, para que saibamos o patamar em que estamos e o que queremos alcançar até 2023", frisa.
Próximos passos
De acordo com Silvia Correia, durante o planejamento estão também sendo traçados os "rumos" da rede. "O grande ganho do planejamento é a potencialização do uso dos recursos de cada setor", entende. Ela explica ainda que a rede é uma instância "fluida e virtual", onde todos os participantes podem compartilhar modelos, práticas e conhecimentos normativos "para que os controles internos não sejam tão diferentes uns dos outros".
Silvia Correia prevê que até a próxima amanhã (26/02) o planejamento estará concluído. "A gente está trabalhando todas as tardes, contando com o apoio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Divisão de Treinamento (Ditre) da Assembleia e da Seplag, que contribui com um facilitador", expõe. Ela informa ainda que a Rede Estadual de Controle Interno deve abranger as controladorias municipais do Estado. "Hoje, já estão participando as controladorias de Fortaleza, Caucaia e Aracati", informa.
Participam do planejamento além da coordenadora, Heline Joyce Monteiro (AL-CE), Otacílio de Assis, da Controladoria Geral do Estado (CGE), Leonel Góis e Carlos André Pontes (TJCE), Larissa Machado (TCE-CE), Cristina Façanha e Elias Xerez (Defensoria Pública), Dina Colares (Ministério Público), Lília Campos e Isaac Moura (Controladoria de Fortaleza), Afonso Castro (Controladoria de Aracati) e Suyane Coutinho (Controladoria de Caucaia).