Projeto Florescer promove segundo encontro
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do DSAS22/10/2024 15:36 | Atualizado há 1 mês
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A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Assistência Social do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (22/10), o segundo encontro do Projeto Florescer, grupo de mães atípicas de crianças e adolescentes assistidos pelo Departamento. A reunião aconteceu no auditório Lucila Bomfim, localizado no segundo andar do Anexo III (Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque).
A orientadora da Célula de Assistência Social do DSAS, Edinira Borges, informou que os encontros do Projeto Florescer promovem discussões sobre os cuidados que as mães atípicas oferecem aos seus filhos.
“Desta vez, abordamos os aspectos relacionados ao desenvolvimento intelectual das pessoas neuroatípicas, bem como o papel das escolas no acolhimento e na inclusão dos estudantes com esse perfil. Para isso, convidamos a psicopedagoga da Célula de Psicopedagogia do DSAS, Karlene Gadelha, e a professora Maria Edilene, da sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Escola de Ensino Médio Renato Braga, que são especialistas nesses temas”, explicou.
Projeto contempla grupo de mães atípicas de crianças e adolescentes assistidos pelo DSAS - Foto: Lucas Almeida
Papel dos educadores
A psicopedagoga e palestrante convidada Karlene Gadelha, da Célula de Psicopedagogia do DSAS, destacou a importância que os educadores devem ter em entender o processo de aprendizagem das pessoas neuroatípicas, uma vez que elas podem ter estilos e ritmos de aprendizagem diferentes.
“Nesse contexto, a capacitação dos educadores e a sensibilização da comunidade escolar é fundamental para a inclusão dos alunos neuroatípicos, que necessitam de aulas planejadas para atender seus diferentes estilos de aprendizagem, além de estratégias específicas como adaptação curricular e tutoria individual”, explicou.
Edição: Salomão de Castro
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