Projeto Alcance Enem inova em 2019 com Metodologia Ativa
Por ALECE21/05/2019 15:48
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará implantou em 2012 o Projeto Alcance Enem, com o objetivo de oferecer aos alunos e egressos da rede pública de ensino um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde então, o Alcance vem sendo aperfeiçoado para melhor capacitar o aluno, da capital e do interior, para uma vaga no Ensino Superior. De 2012 a 2018, foram atendidos aproximadamente 20 mil alunos, com 1.504 aprovações no Enem e exames vestibulares.
As aulas visam o desenvolvimento completo do aluno nas habilidades e competências exigidas pelo Enem, abordando os temas recorrentes nas provas anteriores, trabalhados de forma interdisciplinar, por professores experientes, com alto nível didático-pedagógico, metodologias e tecnologias inovadoras e experiência comprovada em cursos preparatórios.
Em 2018, com a melhoria dos meios de transmissão, ampliamos para 30 o número de municípios com espaços organizados em Câmaras Municipais, Secretarias de Educação, Escolas, Sindicatos e outros, com um total de 1.617 alunos no interior e 1.893 na capital, totalizando 3.510 estudantes beneficiados.
Mudanças
Em 2019 o projeto traz como inovação a plataforma virtual alcancevirtual.al.ce.gov.br, com apostilas, videoaulas, e um banco de questões disponíveis para o aluno Alcance e qualquer pessoa com acesso à internet.
Adotamos a Metodologia Ativa como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos. Nesse processo, o aluno é o centro e o principal responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que os discentes desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.
Destacamos a Sala de Aula Invertida, no apoio às práticas para uma aprendizagem ativa. Um método atual com foco nos conteúdos virtuais. Nesse modelo, o aluno tem acesso aos conteúdos online, para que o tempo em sala seja otimizado. Isso faz com que ele chegue com um conhecimento prévio, tal fato incentiva o interesse e participação da turma. Dessa forma, é possível melhorar a concentração e dedicação dos alunos nos encontros presenciais.
O aumento do acesso à educação são medidas essenciais para políticas de empregabilidade e distribuição de renda, sendo um poderoso instrumento para reduzir a pobreza e a exclusão social.
Veja também

Atividades do Conselho de Altos Estudos são apresentadas à primeira-dama da Alece
A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Tainah Marinho, foi recebida, nesta quarta-feira (12/02), pelos membros do Conse...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
Projeto "Renda Gera Renda" encerra capacitações para 720 alunas
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram, nesta quinta-feira (12/11),o encerramento da...
Autor: Julyana Brasileiro
Transporte público é tema do "Grandes Debates" de novembro
“Transporte Público como acesso democrático ao direito de ir e vir” é o tema do Projeto “Grandes Debates” deste mês de novembro. Os convidados são o d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece