Programação celebra data relativa ao teatro e circo

Por Júlio Sonsol, com Assessoria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
27/03/2024 12:55 | Atualizado há 1 mês

Atividades variadas alusivas às datas serão realizadas até domingo (31/03) Atividades variadas alusivas às datas serão realizadas até domingo (31/03) - Foto: Divulgação/Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Nesta quarta-feira (27/03), são comemorados o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para marcar a celebração, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura trouxe, ao longo do mês, apresentações artísticas nas linguagens. Nesta semana, marcam a programação apresentações da convocatória Cena Ocupa, com ingressos acessíveis que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, disponíveis no site da Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/) e na bilheteria física no Dragão.

Nesta quarta-feira, no Teatro Dragão do Mar, a partir das 19h30min, o programa Quarta do Circo apresenta mais três números circenses acessíveis em Libras. Abrindo a noite, Pedro Milhomens, do Cirkombi, o Palhaço Sequinho, traz “A Força da Revolta”, apresentação que combina magia, malabares e poesia para mostrar que a profissão, além de assegurar o "ganha pão", é uma maneira de ser feliz.

Em seguida, Ana Paula Prudêncio exibe “Luzia”, espetáculo na linguagem do circo que aborda a relação do parir, abordando questões como a violência obstétrica e o parto humanizado. Finalizando a série de números, “La Alegría de Estar Triste”, de Estefanía Vélez Rojas reflete a experiência da própria artista, que explora emoções individuais e coletivas, e se desdobram em habilidades circenses, como o equilíbrio e manipulação dos objetos dentro do universo sombrio desta palhaça.

Também acontece a última apresentação de “Lança Cabocla” no programa Quinta com Dança, nesta quinta-feira (28/03), às 19h30min, no Teatro Dragão do Mar. A obra-processo traz uma dança com as plantas de proteção aliada às danças de caboclo, uma aparição presencial dançante e multimídia, que em travessias constrói corpos que assentam em vida-morte-vida. Entre o escuro e o invisível encontra macumbarias dançantes sonoras, maiores que o feitiço da pólvora e das políticas de morte. A apresentação é limitada a 40 lugares.

Cena Infantil

No sábado (30/03), às 17 horas, no Teatro Dragão do Mar, Edivaldo Batista e Juliana Roza reapresentam “Encantarias” no programa Cena Infantil. O espetáculo infantil dialoga com a memória e a tradição, e com elementos estéticos e narrativos que compõem parte da Cultura Popular. Na cena, os artistas encenam, narram e cantam as aventuras da personagem Inine na busca de se livrar das doenças e de Dona Francisca, uma rezadeira, que conta a fabulosa história do seu nascimento.

Além das atrações da Cena Ocupa no Teatro Dragão do Mar, nesta quarta-feira, às 19 horas, na Praça Verde, a Luna(R) Produções Artísticas e NIPA, com Andreia Paris, Gabriel Ângelo, Mestra Lúcia Guerreira e Mestre Tico Barbosa, apresenta “Entremeios Poéticos”, fechando a programação da 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes – Mopi – no Dragão. O projeto é uma imersão no território criativo e poético do Reisado São Francisco e das Guerreiras Santa Lúcia a partir das memórias, vivências e processos de transmissão de saberes dos artistas. Conta com a tutoria de Amok Teatro (RJ): Ana Teixeira e Stephane Brodt.

Bienal de dança

No domingo (31/03), às 19 horas, o Teatro Dragão do Mar recebe a primeira apresentação da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que segue com apresentações gratuitas em espaços diversos do Dragão, ao longo do mês de abril. Abrindo a agenda, o “SAMPLE: é que nem cortar quiabo”, de Brunno de Jesus (Bahia) é um solo que reverencia a memória de danças que deixaram rastros e se transformam em outras danças e homenageia artistas das danças negras, como Mestre King, Marilza Oliveira, Jorge Silva, Vania Oliveira, entre outros. O acesso é obtido a partir da retirada de ingresso na plataforma Sympla Bileto.