Profissionais de Enfermagem são homenageados em data comemorativa
Por ALECE12/05/2020 15:40 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A data de hoje marca o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado anualmente em 12 de maio. Também conhecido como Dia Internacional das Enfermeiras e Enfermeiros, são homenageados o trabalho e a contribuição desses profissionais considerados heroínas e heróis, que enfrentam situações extremas em defesa da vida e para a proteção da saúde, principalmente.
O trabalho desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.
A Assembleia Legislativa do Ceará presta uma justa homenagem a todos enfermeiros e enfermeiras que compõem o quadro de pessoal da Casa, e aos profissionais que estão atuando de forma imprescindível no combate à pandemia de Covid-19.
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia, Luis Edson Corrêa, destaca a importância do trabalho dos profissionais de Enfermagem no cenário contemporâneo. “A Enfermagem é a maior categoria profissional de Saúde e a única que se mantém 24 horas ao lado do paciente, prestando-lhe assistência física e, muitas vezes, emocional. Em meio à pandemia que vivemos, precisamos reconhecer que sua capacidade técnica exerce papel fundamental na detecção e avaliação de casos suspeitos”, destaca.
“Parabenizo com entusiasmo em especial a toda a equipe de Enfermagem do DSAS, que desenvolve sua atividade não só no Departamento como na rede pública e privada de saúde com dedicação, competência e amor. Desde o início dessa luta contra o novo coronavírus, esses profissionais trabalham com afinco para garantir a recuperação de pacientes, abrindo mão do conforto de seus lares e do convívio de familiares para salvar vidas”, afirma.
Para a chefe do Setor de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, a área é uma arte respaldada na ciência do cuidar. “É com dedicação diária e empatia que profissionais de Enfermagem enfrentam riscos pelo próximo. Portanto, merecem reconhecimento, respeito e valorização não só neste momento de pandemia, onde estão atingindo uma maior visibilidade junto à população adoecida, mas como profissionais da saúde”, destaca.
Para ela, o momento vivido pela pandemia aumenta a responsabilidade dos profissionais. “Hoje unimos força nessa batalha contra a Covid-19, sentindo toda dor dos pacientes e, mesmo abalados e exaustos, nos mantemos ao lado deles 24 horas e nos alegramos quando o paciente vence essa guerra. Somos enfermeiros e estamos de mãos unidas no enfrentamento dessa doença”, destaca Odete Sampaio, parabenizando os profissionais da área que atuam no DSAS.
Sobre a data
O dia 12 de maio tem um significado muito importante na história da enfermagem e é considerado oficial para a homenagem à profissão desde 1965 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros. Foi nessa data, em 1820, que nasceu a profissional que é provavelmente a mais reconhecida da área, Florence Nightingale.
Considerada a fundadora da Enfermagem como conhecemos hoje, foi pioneira no tratamento a feridos de guerra e criadora da primeira escola de Enfermagem do mundo, no Hospital St. Thomas, em Londres (Inglaterra).
Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.
Dia da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938.
No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).
JS, com Assessoria do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Whatsapp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS