Departamento de Saúde e Assistência Social

Profissionais da enfermagem da Alece participam de palestra sobre a síndrome de burnout

Por Julyana Brasileiro
15/05/2025 18:29 | Atualizado há 8 horas

Compartilhe esta notícia:

Semana da Enfermagem da Alece tem realizado ações de cuidado com os servidores Semana da Enfermagem da Alece tem realizado ações de cuidado com os servidores - Foto: Dário Gabriel

As atividades da Semana da Enfermagem da Alece, realizada pelo Departamento de Saúde e Assistência  Social (DSAS), seguiram na tarde de quinta-feira (15/05) com a palestra "Vamos falar de síndrome de burnout?''  

Ministrada pelo psiquiatra da Célula de Enfermagem, Felipe Mota, o evento deu visibilidade a um problema cada vez mais presente na vida de muitos profissionais: o esgotamento físico e mental causado pelo excesso de estresse no trabalho.

Marina Frota, orientadora da Célula de Enfermagem, indicou que tratar o assunto é fundamental, pois a síndrome acomete muitos profissionais da saúde e ação para a equipe do setor reforça o compromisso da Casa com temas que impactam diretamente a qualidade de vida dos servidores. 

“A síndrome de burnout é considerada uma  questão de saúde do século XXI e necessita ser discutida para que possamos aprender a identificar os sintomas, saber como tratar", destacou. 

Durante a palestra, o psiquiatra Felipe Mota frisou que a síndrome tem afetado um número crescente de pessoas e, muitas vezes, de forma silenciosa, porque há uma demora para procurar ajuda, uma vez que acham que o cansaço é normal.

“A síndrome de burnout afeta, principalmente, profissionais da área da saúde devido a natureza da profissão, em que os profissionais necessitam lidar com o estresse emocional, como sofrimento, morte e traz uma série de consequências.”

Psiquiatra alertou para características da síndrome. Foto: Dário Gabriel

O psiquiatra afirmou que a  síndrome é caracterizada por diferentes sintomas que incluem o cansaço extremo, mesmo após descanso, a falta de motivação para o trabalho, irritabilidade e alterações de humor e dificuldade de concentração.

“O burnout pode gerar uma sensação persistente de negatividade, levando a pessoa a sentir-se incapaz, insatisfeita com os resultados do seu trabalho e, em casos mais  graves, pode evoluir para uma depressão profunda.” 

O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento que envolve a psicoterapia, acompanhamento médico e, em alguns casos, o uso de medicação.

Dia D vacinação 

A programação da Semana da Enfermagem também contou com ação de vacinação contra a Influenza para as crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e suas famílias na terça (13/05) e quarta-feira (14/05). 

Crianças do Ciadi contaram com acolhimento da equipe de profissionais no atendimento. Foto: Pedro Albuquerque

Cilene Santos, tia do José Roberto, atendido pelo Ciadi, parabenizou a Alece por facilitar o acesso ao imunizante em um ambiente acolhedor para as crianças e famílias. Enquanto esperava o atendimento do sobrinho, ela recebeu a dose da vacina de forma rápida e sem filas. 

“Essa iniciativa da Alece é muito importante para nós, famílias atípicas. Com a correria do dia a dia, muitas vezes se torna inviável levar as crianças aos postos de vacinação, especialmente, quando elas têm necessidades específicas como o José Roberto. Aqui no Ciadi, sentimos segurança, acolhimento e respeito. Foi tudo feito com muito cuidado, o que faz toda a diferença.” 

A Semana de Enfermagem do DSAS será encerrada nesta sexta-feira (16/05) com um momento de integração na Areninha do Anexo III. 

 

Edição: Samaisa dos Anjos

 

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também