Procon Alece

Procon Alece realiza mais de 12 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Por Luciana Meneses/Agência de Notícias da Alece
21/07/2025 14:00 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

Atendimentos do Procon Alece acontecem no Anexo III da Casa Atendimentos do Procon Alece acontecem no Anexo III da Casa - Foto: Máximo Moura

O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Procon Alece) encerrou o primeiro semestre de 2025 totalizando 12.543 atendimentos. De janeiro a junho, foram 3.257 aberturas de reclamação por carta, 569 aberturas de reclamação por audiência, 107 atendimentos por telefone, 3.156 retornos por carta, 1.911 audiências, 354 pareceres e 3.189 consultas. 

O órgão tem como principais funções orientar, proteger e defender o consumidor, intermediando conflitos nas relações de consumo, promovendo audiências de conciliação e informando as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.

Para a chefe do Procon Alece, Valéria Soares, os números representam a confiança do público e a qualidade do atendimento entregue pelo Procon. “Para nós, o balanço vai além de números. Estamos falando de problemas solucionados e da satisfação em saber que os seus direitos estão sendo garantidos. A avaliação desses números é importante para o nosso controle de qualidade, buscando sempre melhorar os serviços que prestamos”, assinala. 

Além disso, o Procon Alece também mantém um programa permanente de educação para o consumo por meio do Procon Responde, com vídeos de advogados do órgão esclarecendo as principais dúvidas dos consumidores. O conteúdo está disponível no site do Procon Alece.

Também no primeiro semestre foram assinados convênios de implantação de um núcleo do Procon Alece em 10 municípios, somando cerca de 30 cidades do interior do estado com a presença do órgão. 

Assinatura de cooperação técnica com Câmara de Pentecoste, em junho de 2025. Foto: José Leomar

Procon Alece

O Procon Alece é um órgão de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, subordinado diretamente à Mesa Diretora. Possui como principais atribuições: orientar, proteger e defender o consumidor; intermediar os conflitos nas relações de consumo; promover audiências de conciliação e informar as providências cabíveis, caso seja necessário recorrer à via judicial.

Os municípios interessados em firmar o convênio devem formalizar a parceria por meio dos presidentes das Câmaras Municipais. O presidente da casa legislativa deve apresentar seus dados pessoais (CPF, RG e endereço), além da ata de posse no Poder Legislativo municipal, cópia do diploma de vereador e a instalação de Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara.

Funcionamento Procon Alece

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Avenida Pontes Vieira, nº 2348, 3º andar do Anexo III da Alece.
Site: https://procon.al.ce.gov.br 
Telefones: (85) 3277-3800 / 3277-3801
E-mail geral: proconalece@al.ce.gov.br

Edição: Clara Guimarães/Agência de Notícias da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece 
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br  
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/  

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem. 

 

Veja também