Prevenção do Alzheimer é desafio no dia mundial de conscientização da doença
Por Assessoria DSAS21/09/2023 09:12 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O dia 21 de setembro celebra o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. Escolhida pela Alzheimer's Disease International (ADI), a data sinaliza a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença.
O médico Heitor Ferrer, ex-deputado estadual e atuante na Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, afirma que o mal de Alzheimer é resultado da degeneração crônica do cérebro, processo que compromete a memória e a cognição.
“As causas da degeneração ainda são desconhecidas. O principal sintoma é a dificuldade de lembrar-se de eventos recentes. À medida que a doença evolui, manifesta-se desorientação, alteração do humor, perda do interesse em se cuidar, além da dificuldade no uso da linguagem”, explica.
O profissional também orienta práticas que reduzem a incidência do Alzheimer. “O exercício físico e os hábitos alimentares saudáveis constituem excelentes meios para a prevenção desse mal, que é um dos tipos de demência”, orienta.
Números
Conforme levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55 milhões de pessoas no mundo sofre de algum tipo de demência, sendo o mal de Alzheimer a mais comum.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que mais de um milhão de pessoas são portadoras da doença, e que aproximadamente 100 mil novos casos são diagnosticados anualmente.
Edição: Paulo Veras
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa