Prevenção ao suicídio será debatida nesta quarta-feira (25/09) na AL-CE
Por ALECE24/09/2019 13:52
Compartilhe esta notícia:
Dando continuidade à programação do Setembro Amarelo promovida pela Assembleia Legislativa do Ceará, que vem acontecendo desde o dia 2 de setembro, o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) realiza mesa redonda, nesta quarta-feira (25/09), das 8 horas às 12 horas, no auditório Murilo Aguiar. O tema abordado é prevenção ao suicídio.
O diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, convida a todos os servidores da Casa para participar como ouvintes da mesa redonda, ressaltando que a saúde mental é uma das grandes preocupações da atualidade. Ele lembra que o DSAS dispõe de serviços de psicologia e psiquiatria para atender aos servidores do Poder Legislativo.
A mesa redonda terá a participação de profissionais da Casa, a exemplo da psicóloga Sandra Mara Nunes Dourado, que atende no DSAS. Entre os convidados estarão a psicóloga Elisabete Santos de Souza, parceira do projeto Vidas Preservadas, que atua no Instituto Dr. Vandick Ponte, instituição que assiste pacientes com transtornos mentais graves. Ela tratará do tema “ O Adolescente e a violência auto-provocada – dados de uma unidade de internação infanto-juvenil.
"O Setembro Amarelo é uma ação pontual com objetivo de garantir visibilidade sobre o tema em todos os dias do ano. A cada campanha o mês está mais amarelo, mais cheio de mãos estendidas e coragem para fazer a diferença. Sem clichês, sem sensacionalismo, apenas com olhos atentos, ouvidos apurados, ética e sensibilidade diante da dor humana”, afirma Elisabete. Ela lembra que essa “dor pode e chega a cada um de nós, com intensidades distintas, mas com urgência para ser acolhida". "Em setembro, plantamos sementes que precisam florescer em todas as estações. Prevenção de suicídio é todo dia”, frisa.
“O DSAS se engajou efetivamente nessa campanha belíssima da valorização da vida e estamos abertos para atender aos servidores e a quem nos procurar. No Departamento de Saúde, temos uma equipe de psicólogos e uma psiquiatra e nossa missão é prioritariamente trabalhar a saúde preventiva”, afirma o diretor do DSAS, Luís Edson Corrêa, que enfatiza a importância da participação dos servidores e servidoras da Casa nesta ação de tão grande valor.
A organização do Setembro Amarelo na Assembleia envolve uma ação conjunta do Ideia Certa, da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, do Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa, da Comissão da Infância e Adolescência, das Companhias de Polícia de Guarda e do 1º Batalhão de Bombeiro Militar.
Da mesa redonda participam também Elizabete Araújo, assessora especial do gabinete da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc); Jucinaura Diógenes, fundadora e diretora do Instituto Bia Dote; e Marluce Oliveira psiquiatra e diretora do Instituto Vandick Ponte. A programação da mesa teve a organização do DSAS, por meio de sua diretoria e coordenadoras de ações em saúde Myrna Meneses e Renata Leandro.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS