2a Companhia de Policiamento de Guarda

Palestra sobre prevenção ao suicídio marcará atividades do Setembro Amarelo nesta terça-feira (03/09)

Por ALECE
30/08/2019 17:34 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Palestrante é doutora em Psicologia e atua na prevenção ao suicídio Palestrante é doutora em Psicologia e atua na prevenção ao suicídio - Foto: Acervo pessoal

O comandante da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), tenente coronel Marcelo Vasconcelos, informa que, por iniciativa da unidade, será promovida a palestra da psicóloga e capitã do BOPE da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Alexandra Valéria Vicente da Silva, nesta terça-feira (03/09), por ocasião das atividades do Setembro Amarelo. A atividade será realizada das 14 horas às 17 horas, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará.

A atividade é parte da programação que a Assembleia promoverá a partir da próxima segunda-feira (02/09), dentro de uma grande mobilização para prevenir a depressão e os casos de suicídios no Ceará. A Casa aderiu ao Setembro Amarelo por meio de uma programação que inclui palestras, cursos, audiências públicas, panfletagem e atendimento com escuta por psicólogos. Como parte do movimento Ideia Certa, o Poder Legislativo fará uma campanha publicitária de conscientização da população.

A palestrante é doutora em Psicologia e atua na área de prevenção ao suicídio. De acordo com o militar, o nome da capitã foi sugerido, por se tratar de uma referência nacional em ações desta natureza.

Atuação proativa é necessária quanto ao assunto

"O suicídio, infelizmente, ainda é um tabu e um fenômeno que recrudesce a cada dia. Nós precisamos entender as suas causas e o comportamento para que a gente possa antecipar e de forma proativa evitar que novos casos aconteçam", avalia. O oficial lembra que hoje se vive em constante pressão por conta do trabalho e rotinas e "tudo isso vai somatizando e abalando psicologicamente os indivíduos".

A palestra da militar do Rio de Janeiro, conforme esclarece Marcelo Vasconcelos, vai dar orientações de como se deve agir em negociação para evitar que um suicídio iminente venha a acontecer. "Assim, teremos orientações de como identificar os sinais e como agir em casos de um parente ou até mesmo vizinho esteja em crise suicida. A capitã se especializou em negociação suicida", diz.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também