Pai, avô e bisavô, Narcélio Limaverde chega aos 88 anos
Por ALECE08/08/2019 11:33
Compartilhe esta notícia:
O pai educa e o avô estraga. Essa frase tão conhecida do imaginário popular, por conta dos mimos dedicados aos netos pelos avós, parece não encontrar eco em Narcélio Limaverde, que nesta quinta-feira (08/08) chega aos 88 anos de idade, dos quais 65 dedicados à profissão de radialista. Ao contrário do ditado, ele tem praticamente uma vida voltada ao bem educar dos filhos, netos e bisnetos, e considera uma das funções mais importantes do homem a paternidade.
"Acho importantíssimo ser pai, principalmente porque a gente se sente responsável pelos filhos, netos e bisnetos. Tenho quatro filhos, sete netos e duas bisnetas. Vivo sempre com eles. Nos finais de semana, passo um dia na casa de um, outro dia na casa de outro. Assim vou fortalecendo cada vez mais a amizade com todos", acentua.
De acordo com Narcélio, a celebração do Dia dos Pais não fazia parte do calendário da sociedade, quando era garoto, em Fortaleza. Mesmo assim, ele confessa que sempre teve uma verdadeira "adoração" pelo pai, José Limaverde Sobrinho, um dos pioneiros no rádio cearense, de quem herdou a vocação e a dedicação a este veículo de comunicação. O radialista lembra que foi criado por um pai rigoroso.
"Limaverde era um homem que prestava atenção a tudo, exigia muito da gente. Tento repetir tudo que aprendi, sempre procurando o melhor para a minha família, como aprendi. Procuro repetir o que ele fazia comigo com os meus filhos", explica. Graças também a essas atitudes, conseguiu manter os mesmos valores que recebeu em sua educação. Narcélio lembra que, quando jovem, considerava seu pai a pessoa mais importante em sua vida. "Meus filhos também me tratam muito bem e me acham uma pessoa exemplar, mas é muito diferente do meu tempo como filho", diferencia.
Ele lembra que quando fez um concurso para radialista da emissora Ceará Radio Clube, onde seu pai trabalhava, não revelou. "Ele, no entanto, aceitou e orientou em muita coisa, e, ao que tudo indica, os ensinamentos que recebi foram muito bons para mim", pontua.
Caminhos distintos
Casado com Helenira Leite Limaverde há 61 anos, Narcélio constituiu família numerosa. Os filhos seguiram rumos profissionais diferenciados. Nenhum escolheu a profissão de radialista. Narcélio Limaverde Filho é advogado e Sérgio, economista. A filha Adriana tornou-se professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Vládia é advogada da Procuradoria do Município de Fortaleza. Ao chegarem os netos, Narcélio sentiu assumir uma nova dose de responsabilidade "É importantíssimo ser avô. Todos os netos são muito importantes para a nossa família", afirma ao citar os netos Igor, Isabela, Marcela, Natália, Joana, Mateus e Luciana. Neste último caso, Narcélio rotineiramente precisa se deslocar a Pernambuco para visitar Luciana, que é engenheira química e atua profissionalmente no estado vizinho. Narcélio tem como descendentes, ainda, as bisnetas Milena e Sara. Os e as Limaverde são muitos e muitas.
Por conta da família, Narcélio lembra que chegou a mudar a sua rotina de trabalho e social. "O rádio, sem dúvida, assume uma grande função em nossa vida. Eu costumava chegar em casa muito tarde por causa dos compromissos profissionais, mas com a chegada dos filhos, fui modificando o meu cotidiano, retornando ao lar muito mais cedo. A paternidade mudou muito a minha forma de ver o mundo", frisa.
Mesmo sem ter acreditado que chegaria a ser bisavô, Narcélio fala das bisnetas com muito alegria: Sara, de três anos, e Milena, de oito meses. A expectativa é a de que hoje todos estejam reunidos em sua residência para festejar mais um ano de vida. Ele lembra que rotineiramente é instado a narrar, para os netos as histórias que viveu em sua juventude. Entre as favoritas de todos está a que os jovens de sua época iam para a "esquina do pecado", no Centro de Fortaleza, para ver o vento forte no local, que levantava as saias das mulheres. "As netas sempre perguntavam com admiração: mas que história é essa?", no que Narcélio sempre responde: "não vamos entrar em detalhes..."
Quem é Narcélio Limaverde
Começou sua carreira como radialista no Ceará Rádio Clube PRE-9, em 1954, trabalhando posteriormente como assistente da direção Comercial. Ganhou a denominação de “O locutor dos brotinhos”, por seus ouvintes e já admiradores. Em 1960 esteve presente na fundação da primeira emissora de televisão do Ceará, a TV Ceará - Canal 2, pertencente aos Diários Associados, tornando-se o primeiro apresentador de TV do estado. Dois anos depois, ingressou na Rádio Dragão do Mar como radialista e assistente do departamento artístico da emissora.
Foi também jornalista na Rádio Jornal do Comércio de Recife (PE). Em 1970, foi contratado pelo Sistema Verdes Mares, como apresentador de notícias na rádio e TV, tornando-se pouco tempo depois um de seus dirigentes. Trabalhou ainda na TV e Rádio Uirapuru, AM Cidade, Rádio Assunção Cearense e Rádio FM do Povo. Foi deputado estadual na legislatura 1987/1991, tendo sido o mais votado em todo o Ceará. Atualmente apresenta de segunda a sexta o Programa Narcélio Limaverde, na Rádio FM Assembleia 96,7, onde ingressou em sua fundação. É membro Honorário da Academia Cearense de Letras e Jornalismo (ACLJ), além de integrante dos quadros da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce).
JS/SC
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Alece FM celebra 17 anos comprometida com a transparência legislativa
A rádio Alece FM (96,7 MHz) completou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (06/11) e fortalece, cada vez mais, o compromisso com a transparência das...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceApós obras de restauração, Plenário 13 de Maio é reaberto em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em cerimônia que reuniu parla...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece reabre Plenário 13 de Maio nesta quarta-feira (06/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (06/11), a partir das 9 horas, a reabertura do Plenário 13 de Maio, re...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece