Departamento Legislativo

Órgãos da Assembleia Legislativa têm novos dirigentes para o biênio 2019/2020

Por ALECE
18/03/2019 11:59

Compartilhe esta notícia:

Antônio Balman, João Milton Cunha, Elmano de Freitas, José Sarto, Salmito e Robson Loureiro em reunião realizada no último dia 14 de março Antônio Balman, João Milton Cunha, Elmano de Freitas, José Sarto, Salmito e Robson Loureiro em reunião realizada no último dia 14 de março - Foto: Dário Gabriel

O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e a Escola Superior do Parlamento (Unipace) possuem novos dirigentes, que devem ficar à frente das instituições até 2020.  Os cargos já foram preenchidos por decisão da Mesa Diretora do Legislativo Estadual. O deputado Elmano Freitas (PT) vai dirigir o Conselho de Altos Estudos, que terá o ex-deputado federal Antônio Balman (PDT) como secretário executivo. O deputado Salmito (PDT) fica à frente da Unipace, enquanto o Inesp passa a ser presidido pelo professor e mestre em Educação Brasileira João Milton Cunha Miranda.

A integração dos trabalhos do Inesp, da Unipace e do Conselho de Altos Estudos foi pauta da reunião do presidente da AL, deputado José Sarto (PDT), com os novos presidentes dos órgãos da Casa, que foram apresentados no dia 14 de março.

O presidente José Sarto, em reunião com os novos dirigentes, afirmou que Unipace, Inesp e Conselho de Altos Estudos devem produzir projetos e programas de discussão com a sociedade e a academia e, assim, “dar mais 'pele e coração' para a Assembleia”. Segundo Sarto, a iniciativa busca “colocar o Parlamento no centro de debates da macropolítica e das macroideias”.

O novo presidente da Unipace, deputado Salmito, afirmou que a agenda de trabalho busca efetivar as intercessões das três instituições e, assim, servir com conceitos, novas ideias e pautas propositivas para o Ceará e a população cearense. 

O deputado Elmano Freitas disse que a integração das três instituições busca oferecer mais eficiência, mas, principalmente, "fazer estudos aprofundados, elaboração de diagnóstico e proposições que interessem à sociedade e possam interagir com o Poder Executivo e demais poderes”, além de contar com as parcerias de instituições acadêmicas.

O secretário executivo do Conselho de Altos Estudos, Antônio Balman, ressaltou a agenda integrada dos três órgãos e o papel do conselho em “prospectar assuntos estratégicos necessários para o desenvolvimento do Ceará e outros temas que tenham interface com os interesses da população cearense em diversos setores”.

Outras definições

O Conselho de Ética Parlamentar terá como presidente o deputado Antônio Granja (PDT), com Walter Cavalcante (MDB) como vice e o deputado Romeu Aldigueri (PDT) como ouvidor. Os outros titulares do colegiado são os deputados Sérgio Aguiar (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Bruno Pedrosa (PP), Acrísio Sena (PT), Guilherme Landim (PDT) e Fernanda Pessoa (PSDB). Os membros substitutos são os deputados Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Osmar Baquit (PDT), Nizo Costa (Patri), Fernando Hugo (PP), Elmano Freitas, Queiroz Filho (PDT) e Nelinho (PSDB).

À frente da Corregedoria Parlamentar ficará o deputado Osmar Baquit (PDT), que terá como corregedor substituto o deputado Jeová Mota (PDT). Já o deputado Bruno Pedrosa será o novo ouvidor parlamentar. O deputado Audic Mota (PSB), por sua vez, teve seu nome anunciado para coordenar a Comissão de Modernização do Regimento Interno da Assembleia.

Além desses novos dirigentes. também ficou definido que a deputada Augusta Brito foi reconduzida, nesta sexta-feira (15/03), para a direção da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020. A solenidade de posse ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência da Casa. Compõem, ainda a direção do órgão as deputadas Patrícia Aguiar (PSD), como primeira procuradora adjunta; Aderlânia Noronha (SD), como segunda procuradora adjunta, e Dra. Silvana (PR), como terceira procuradora adjunta.

Os demais cargos de direção da Assembleia são ocupados por Sávia Maria de Queiroz Magalhães – Diretora Geral, Lise Maria Novaes Eleutério Costa – Diretora do Departamento Administrativo, Sávia Maria de Queiroz Magalhães – Diretora Geral, Marcus Vinicius Melo Cruz – Diretor Adjunto Administrativo e Financeiro, Maria Elenice Ferreira Lima Bento Pinheiro - Diretora do Departamento de Recursos Humanos, João Tomaz Martins de Queiroz – Presidente da Comissão de Licitação, Fernanda Torres Fradique Accioly Fontenele – Secretária Executiva da Mesa Diretora, Laila Freitas e Silva – Coordenadora da Comunicação Legislativa, Daniel Aderaldo - Coordenador de Comunicação Social, Valéria Cavalcante - Coordenadora do Procon, Osmar Diógenes - Presidente do Memorial Pontes Neto, Renato Roseno -  Presidente  e Ana Maria Ferreira de Freitas coordenadora do Escritório de Direitos Humanos Frei Tito de Alencar, Sicília Mota Regadas  - Coordenadora do Cerimonial e Luiz Carlos Mourão Maia - gestor da Comissão de Criação de Novos Municípios.

(Do Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias)

Veja também