Oficina de Meditação e Respiração ensina técnicas para melhoria da qualidade de vida
Por ALECE10/04/2019 17:34 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

Como evitar o estresse do dia a dia, respirar melhor e ter mais disciplina nas atividades diárias são alguns dos benefícios que podem ser obtidos por meio da Oficina de Meditação e Respiração, promovida pelo Programa Casulo Bem Estar, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce). A participação é gratuita, bastando ao interessado comparecer à sede da entidade, nos horários de 9 horas, às quartas-feiras e às 15 horas, nas quinta-feiras.
A facilitadora da atividade e coordenadora do projeto Casulo Lissie Castro, também instrutora de yoga e coach life, explica que a vida cotidiana leva as pessoas a esquecer de si, em decorrência das diferentes funções que ocupam o seu tempo. Com isso, é comum o surgimento de enfermidades decorrentes do estresse, reduzindo a qualidade de vida. "Nós oferecemos, na oficina, ferramentas para que os participantes encontrem mais harmonia. Costumeiramente, todos reagem diante das situações diárias. Nós procuramos, no entanto, desenvolver uma ação proativa", frisa.
Com efeito, a aluna Lilian Rego, que participa da oficina desde o ano passado, quando começaram as práticas, explica que o primeiro benefício obtido foi a melhoria da respiração. "Como faço parte do Coral da Assalce, percebia que às vezes faltava o ar. Durante uma apresentação, no meio de uma frase, faltava o ar. Agora, já superei o problema", acentua. Ela também revela que tem recuperações bem mais rápidas quando acometida de alguma enfermidade. "Realmente, a redução do estresse propicia um melhor equilíbrio para todo o corpo", atesta.
Lissie Castro reforça que a iniciativa promove grandes melhorias em relação à concentração, humor, comportamento, qualidade do sono e de vida dos servidores. ''A meditação e respiração são vitais para o ser humano. Através das técnicas adotadas, o aluno passa a ter um controle sobre suas emoções e aprende a agir com cautela em situações de risco e ao tomar decisões no cotidiano'', revela.
A servidora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) Rosa Ney, que também participa da oficina, acentua que as atividades têm propiciado a ela uma "melhor harmonia entre o corpo e a alma". Ela conta que recentemente passou por problemas pessoais e que graças às ferramentas obtidas pôde superar com mais tranquilidade o desconforto enfrentado. "As melhorias não são só físicas, mas também emocionais e mentais", assegura.
Veja também

Assalce realiza Via Sacra para servidores
A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) realizou, nesta quarta-feira (16/04), um momento de Via Sacra em comemoração...
Autor: Julyana Brasileiro com informações da assessoria de comunicação da Assalce