No Agosto Azul, é hora de tratar da saúde dos homens
Por ALECE21/08/2020 14:35
Compartilhe esta notícia:

O mês de agosto é voltado, também, para a saúde masculina. Na avaliação da área de saúde, os homens tendem a se preocupar menos com a saúde do que as mulheres. Por isso, muitas doenças crônicas incidem mais sobre pessoas do sexo masculino. De acordo com um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, cerca de 70% dos homens que procuram um médico o fazem por influência de familiares.
Em decorrência dessas negligências com a própria saúde, em 2012, por meio da Lei N° 17.099, foi criado o Agosto Azul, mês dedicado para estimular a prevenção e cuidados com a saúde masculina. O objetivo é que os homens sejam conscientizados sobre a importância de procurar atendimento médico e realizar consultas de rotinas, como aferir pressão e fazer teste de diabetes.
O médico Túlio Osterne, chefe da Célula Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará destaca que na faixa etária entre 20 e 59 anos, os homens são responsáveis por seis de cada dez mortes."Portanto, a estimulação da saúde masculina torna-se uma importância capital", haja vista, segundo o profissional de saúde, que os homens são "avessos à proteção e ao autocuidado".
O assunto está no vídeo que é disponibilizado nesta sexta-feira (21/08), uma realização conjunta do Núcleo de Comunicação Interna e do DSAS, com o apoio da TV Assembleia.
Números
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do homem é de 72,9 anos. Diferença de quase sete anos abaixo da expectativa de vida das mulheres brasileiras, que é de 79,4 anos. Dentre os principais motivos para essa diferença estão a violência, acidentes de trânsito, doenças cardiovasculares e infartos.
Considerando que o cuidado com a saúde engloba adotar um estilo de vida mais saudável, procura-se por meio da conscientização estimular os homens a mudaros hábitos, de forma a que venham a melhorar a qualidade de vida.
O médico Túlio Osterne lembra ainda que a prevenção é o melhor tratamento de saúde para uma série de doenças. "Inclusive, evitando doenças cardíacas, doenças vasculares cerebrais e doenças metabólicas, dentre outras", enfatiza.
JS, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Videos
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa