Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense

Movimento das Mulheres do Parlamento vai realizar seminário e atividades culturais

Por ALECE
13/02/2019 18:11

Compartilhe esta notícia:

Deputadas estaduais e integrantes do MMLC na reunião realizada nesta terça-feira (13/02) Deputadas estaduais e integrantes do MMLC na reunião realizada nesta terça-feira (13/02) - Foto: Bia Medeiros

Ampliar a atuação do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) nos diversos setores da sociedade é uma das principais diretrizes do movimento para a atual legislatura. A meta é da primeira dama da Assembleia Legislativa, Natália Herculano, nomeada nesta quarta-feira (13/02) presidente de honra do MML em recepção das esposas dos parlamentares eleitos.

"Ninguém solta a mão de ninguém". Foi o que afirmou a presidente de honra do MMLC,  Natália Herculano, durante a primeira reunião do ano de boas vindas da entidade, às deputadas estaduais, esposas dos deputados estaduais e representantes da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce), além da Defensora Pública Geral Mariana Lobo. Na oportunidade Natália, que é esposa do presidente da AL-CE, deputado José Sarto (PDT), destacou as atividades que pretende realizar junto ao movimento.

Durante a reunião, ocorrida no salão nobre da presidência, Natália revelou que pretende realizar um seminário vinculado às comemorações alusivas do Dia da Mulher. Ela explicou que por conta da proximidade da data com os festejos de Carnaval, o dia da comemoração ficará definido somente na próxima semana.  Porém, salientou que durante o seminário as palestras serão voltadas para as questões femininas, tais como nutrição, inteligência emocional e empoderamento da mulher.

A presidente de honra informou ainda que pretende utilizar as instalações da Assembleia em atividades voltadas ao conjunto da sociedade. "Entre estas, iremos realizar a quarta-feira cultural, no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), para que os músicos e artistas regionais possam se apresentar, com entrada franca", avisou.

Renovação

A ex-deputada e mãe do deputado Júlio César Filho (PPS), Meire Costa Lima, presidente do MMLC, também deu boas vindas a todas esposas de novos deputados e considerou importante o momento de renovação do movimento. "Nós sentimos as forças renovadas com a chegada de todas", frisou. Ela avisou que o movimento espera contar com o apoio das que estão ingressando na Casa. "Vale destacar que nós iniciamos realizando campanha para arrecadar doações para as pessoas atingidas por secas e enchentes no passado. Mas temos muito ainda o que fazer no área social".

O presidente da Assembleia, José Sarto, que comemora aniversário no dia de hoje, também esteve presente à reunião, e foi surpreendido por as saudações e votos de felicidade de todas as presentes. Ele destacou ainda a importância das mulheres para um melhor desenvolvimento da sociedade, como um todo. "As mulheres têm uma compreensão do mundo até melhor que nós homens. E elas tem um papel bem importante para construir a humanidade", afirmou. Ele ressaltou que um terço da bancada feminina hoje tem assento na Mesa Diretora da Assembleia.

Mulheres no Parlamento

Nas últimas eleições, em 2018, a composição da Assembleia foi renovada, com a escolha de seis deputadas estaduais. Duas delas, Aderlânia Noronha (SD) e Patrícia Aguiar (PSD), integram a Mesa Diretora do Poder, respectivamente, como 2ª e 3ª secretárias. Também integram a atual composição da Casa as deputadas Érika Amorim (PSD), Augusta Brito (PCdoB), Drª Silvana (PR) e Fernanda Pessoa (PSDB).

Além da presidente Meire Costa Lima, fazem parte da direção do MMLC Adriana Pedrosa, na vice-presidência; Valeska Ferreira; Gislaine Landim, Marisa Benevides; Izabel Moreira; Renata Mendes; Gabriela Bezerra, Viviane Vale, Lourdes Morais e Paula Xenofonte. O MMLC fica localizado no 4º andar do prédio anexo II da AL, na sala ao lado da Biblioteca e da Procuradoria da Mulher.

Veja também