Dicas de Saúde

Morte súbita é tema do Dicas de Saúde deste semana

Por ALECE
14/06/2019 17:43

Compartilhe esta notícia:

Doutor Célio Vidal,Cardiologista do DSAS Doutor Célio Vidal,Cardiologista do DSAS - Núcleo de Comunicação Interna

O Dicas de Saúde desta semana, iniciativa do Núcleo de Comunicação Interna em  parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, faz um alerta referente à morte súbita.

Você sabia que ela é responsável por 320 mil óbitos todo ano no país? Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e servem para conscientizar a  população sobre esse problema de saúde pública. ''O que caracteriza a morte súbita é o óbito durante, no máximo, as primeiras 24 horas do início dos sintomas .Em geral, as vítimas são encontradas já falecidas, o que dificulta a descoberta da causa da morte'', informa o doutor Célio Vidal, cardiologista do DSAS.

A morte súbita atinge principalmente pessoas entre 45 e 75 anos, mas  também pode ocorrer em recém-nascidos e na população jovem, sendo a  prática de atividades físicas a principal responsável. ''Antes de realizar qualquer atividade física, seja de alto ou baixo impacto, é necessária a realização de uma avaliação física médica. O exercício físico é a melhor prevenção para problemas cardiovasculares, mas é necessário que haja orientações adequadas para a prática'', destaca Célio Vidal.

Detectar possíveis sinais ainda é um grande desafio, mas a prevenção é possível com a realização de eletrocardiogramas, idas regulares ao cardiologista e a adoção de hábitos saudáveis.

Veja também