Categoria Matriz

Médico esclarece sobre tipos de vacinação e cuidados adicionais com a pandemia

Por ALECE
12/02/2021 17:11

Compartilhe esta notícia:

Doutor Túlio Osterne, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará Doutor Túlio Osterne, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará - Júlio Sonsol, núcleo de Comunicação Interna

O médico Túlio Osterne, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, apresenta esclarecimentos sobre os tipos de vacinação e cuidados necessários no momento em que aumenta no Ceará o número de pacientes diagnosticados com Covid-19. O alerta é necessário devido à proliferação de notícias falsas sobre a pandemia, sobretudo por meio das redes sociais.

Ele afirma que vacinação é tão somente o ato que deixa imune o grupo populacional de uma determinada patologia. No vídeo produzido pelo Departamento e Núcleo de Comunicação Interna da Casa, com o apoio da TV Assembleia, ele apresenta esclarecimentos sobre o assunto, levando em conta o momento difícil em que vivemos devido à pandemia da Covid-19.

“Os dois tipos mais comuns de vacinas são a atenuada e inativada. As vacinas do tipo atenuada são feitas com organismos vivos, mas atenuados. Esses são incapazes de promover ou causar doenças em indivíduos saudáveis”, diz o médico. Segundo ele, imunizantes deste tipo são eficientes em uma única dose.

Já a vacina inativada é elaborada com partes de organismos não vivos, como as proteínas. “Elas são capazes de promover uma resposta imune e acabar desenvolvendo a imunidade. Normalmente precisam de mais de uma dose”, explica Túlio Osterne.

Alerta

Diante do aumento do número de pacientes com Covid-19, o que motivou medidas mais rígidas do Governo do Estado referentes ao período do Carnaval, detalhadas em decreto que segue vigorando até o dia 17 de fevereiro, o médico aponta a necessidade de reforço nos cuidados para que as pessoas não venham a contrair o vírus.

"É importante que sigamos com cuidados em relação ao isolamento e distanciamento social, com a manutenção do uso das máscaras, com a higiene corporal e das mãos, para que sigamos nos protegendo e diminuindo a capacidade de transmissão da Covid-19", alerta.

A exposição completa do profissional do DSAS pode ser assistida no vídeo publicado abaixo.

JS/SC, com Assessoria de Imprensa do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Videos

Veja também