Malce - Memorial Pontes Neto

Malce promove ações educativas e de memória ao longo do semestre

Por Julyana Brasileiro
21/07/2025 09:28 | Atualizado há 21 horas

Compartilhe esta notícia:

Estudantes são maioria nas visitas mediadas realizadas pelo Malce Estudantes são maioria nas visitas mediadas realizadas pelo Malce - Foto: Érika Fonseca

O Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Malce) encerrou o primeiro semestre com uma programação intensa e marcada pelo fortalecimento do seu papel educativo e cultural. 

As visitas mediadas promovidas pelo Malce contemplaram, no primeiro semestre, 2.555 pessoas, a maioria estudantes de escolas públicas e privadas participantes do projeto “O Parlamento e sua História”. A iniciativa, que completou 14 anos em 2025, oferece visitas mediadas à exposição permanente do Memorial e aos principais espaços do Poder Legislativo.

Para o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, esse número expressivo mostra o interesse da juventude em conhecer mais sobre a história e a cultura política do Ceará. As visitas, que contemplaram, principalmente, alunos do 9º ano do ensino fundamental e turmas do ensino médio, tiveram um alto índice de aprovação. 

Estudantes conhecem exposições e diversos espaços da Casa, como o Plenário. Foto: Érika Fonseca.

Segundo pesquisa realizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), o Memorial alcançou 89,17% de satisfação, índice considerado de excelência. "Mais do que quantidade, temos prezado pela qualidade dos serviços prestados. Esse resultado confirma que estamos no caminho certo para aproximar o público da história da Assembleia e da importância da representação política”, reforça Paulo Roberto.

Além dos estudantes, as visitas mediadas contaram com a presença de servidores da Casa por meio da ação Sextou no Malce, assim como visitas de profissionais de órgãos públicos do Ceará e de outros estados.

Sextou no Malce recebeu servidores da Alece para visita mediada pela Casa. Foto: Bia Medeiros

Aula aberta 

Outro momento importante do semestre foi a realização de uma aula aberta sobre o Palácio Adauto Bezerra, sede da Alece, que também contou com visita mediada. A atividade integrou a programação dos 190 anos do Parlamento cearense e trouxe um olhar especial sobre o patrimônio arquitetônico do prédio, de estilo brutalista, característico dos anos 1970. A aula foi conduzida pelo arquiteto, e professor da Unifor, Pedro Boaventura.

Atividade percorreu diversos espaços da sede da Alece. Foto: Marcos Moura

Para o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes,  a iniciativa ajudou a refletir sobre a arquitetura do Palácio e suas relações com os contextos econômico, social e político da época. “É um prédio que carrega marcas de um tempo e, por isso, é fundamental entendermos o que ele representa para a história e para o cotidiano da nossa Assembleia Legislativa”, concluiu.

Exposição Alece 190 anos 

Desde junho, a exposição "Alece 190 anos: a Casa do Povo" está aberta ao público no prédio sede da Assembleia Legislativa, reunindo documentos históricos que contam a trajetória do Parlamento estadual desde sua fundação. 

A mostra, realização do Malce, permite aos visitantes uma viagem no tempo, conhecendo marcos importantes da política cearense e o papel da Casa na construção da democracia no Estado. A exposição segue disponível até o dia 17 de agosto. 

Exposição foi aberta no dia 17 de junho e segue até 17 de agosto. Foto: Pedro Albuquerque 

O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, frisa que a mostra procurou evidenciar o quanto a sociedade teve participação nas atividades parlamentares desde a criação da Alece no século XIX. 

“A prestação de serviço conectado à sociedade é uma das prioridades do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romeu Aldigueri (PSB) e, nessa exposição, a sociedade é protagonista da história da Assembleia por meio de evidenciação da participação popular nas discussões, debates, deliberações tomadas na Alece, desde questões relacionadas ao fornecimento de energia elétrica até questões contemporâneas relacionadas ao meio ambiente e os direitos da infância e da adolescência”, detalhou. 

A exposição contou com diversas parcerias e apoios, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Museu do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará e Instituto do Ceará.

Cooperação técnica 

O Memorial Deputado Pontes Neto avançou ainda durante o primeiro semestre na articulação com a Secretaria Executiva de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Secretaria da Educação do Estado (Seduc). 

O órgão busca a celebração de Acordo de Cooperação Técnica com a finalidade de promoção e realização de programas, ações, projetos e atividades de cooperação de natureza educacional, visando o desenvolvimento e a preservação histórica e cultural do Poder Legislativo cearense, tendo como público-alvo estudantes da rede estadual de ensino.

 

Edição: Samaisa dos Anjos 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

 

Veja também