2a Companhia de Policiamento de Guarda

Instrução beneficia efetivo da 2ª Companhia de Guarda

Por ALECE
01/10/2019 12:40 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Instrução foi concluída neste sábado (27/09) Instrução foi concluída neste sábado (27/09) - Foto: Divulgação/ 2ª CPG

A 2ª Companhia de Guarda  (2ª CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará, ciente que zelar pela segurança exige constante treinamento, ofereceu recentemente uma nova oportunidade de capacitação aos seus componentes. Na última semana de setembro, o efetivo concluiu uma instrução de abordagens policiais táticas e ações de choque ministrada pelo capitão Emerson de Sousa Ferreira e o tenente Nilse Moreira Sales.

Com carga horária de 24 horas/a, a iniciativa capacitou os policiais sobre abordagem policial tática, regras de segurança, níveis de risco na abordagem, conceitos de ações de choque e utilização  de instrumentos de menor potencial ofensivo, dentre outros temas.

De acordo com o coronel Marcelo Vasconcelos, a instrução vai ao encontro das necessidades da 2ª CPG, cujo objetivo constante é a qualificação do efetivo para ofertar um serviço de qualidade para a sociedade. ''Concluímos recentemente essa instrução e foi um momento muito proveitoso. Nós pudemos contar com a experiência do capitão Emerson, que hoje faz parte do  nosso efetivo e que tem cursos de operações especiais no Rio de Janeiro e São Paulo. Ele ministrou  essa instrução sobre abordagem sempre focado na dignidade da pessoa humana e na preservação dos direitos humanos, para  que possamos trabalhar de  uma forma segura'', destaca.

A instrução teórico-prática realizada na Casa foi concluída neste sábado (27/09). Conforme destaca  o coronel Marcelo, trazer  noções  de policiamento de choque foi essencial para que o efetivo saiba agir  em meio a manifestações. ''Constantemente  temos manifestações de cunho social, o  que é normal numa casa política, mas às vezes elas acontecem com um pouco mais de efervescência. Precisamos contornar a situação e ao mesmo tempo garantir a integridade do nosso efetivo, dos manifestantes e preservar esse patrimônio que é a Assembleia'', pontua.

Novo treinamento

Em meados de outubro, a 2ª Companhia de Guarda do Poder Legislativo passará por um novo treinamento sobre prática de tiro. "Estamos trabalhando na captação de munição. Esse treinamento vai se estender num próximo momento  para nivelar o efetivo na prática de tiro policial'', adianta.

O coronel Marcelo também informa que a 2ª CPG tem outras ações programadas  para o  segundo semestre. Um ciclo de palestras deve ser realizado nos meses de novembro e dezembro tratando temas pertinentes à segurança. Além de zelar pela segurança no entorno da Assembleia Legislativa, a 2ª Companhia de Guarda  também se engaja em outras causas sociais.

Outras iniciativas

No mês passado, em alusão à campanha de prevenção ao suicídio "Setembro Amarelo", a Companhia promoveu a palestra "Comportamento suicida: do fenômeno à negociação", ministrada  pela psicóloga e capitã do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Alexandra Valéria Vicente da Silva.

Outra causa abraçada  foi a sustentabilidade. No mês de agosto, a Companhia  realizou a distribuição de 400 canecas duráveis, com o intuito de reduzir  o consumo de copos descartáveis. ''Promover a segurança é nossa maior missão, mas nosso trabalho transcende esse papel e entendemos  que socialmente podemos tratar de outros aspectos'', defende.

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também