Instalação da rede estadual de controle interno e reunião técnica do Conaci marcam ações da Controladoria da AL-CE
Por ALECE12/06/2018 11:44
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizou na tarde desta segunda-feira (11/06), no Complexo de Comissões Técnicas Permanentes da Casa, a reunião de instalação da rede estadual de Controle Interno da gestão pública.
A auditora interna da AL-CE, Sílvia Helena Correia informou que foi assinado, em 2017, um protocolo de intenções sobre a instalação da rede estadual de Controle Interno. "A rede é composta por todos os órgãos de Controle Interno dos poderes Executivos, Legislativo, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público", pontuou.
Sílvia Correia também afirma que esse primeiro encontro viabilizou a apresentação das atividades de Controle Interno em cada um destes órgãos. "O objetivo maior da rede é integrar os esforços, compartilhar os conhecimentos e experiências, tudo isso, para ver se cada vez mais nós conseguimos uniformizar as ações de Controle Interno dos Poderes", ressaltou.
Participação no Conaci
A auditora interna tratou ainda sobre sua participação da 27ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Belo Horizonte (MG), nos dias 7 e 8 de junho.
De acordo com Sílvia Helena Correia, a abertura da Reunião se deu com o Seminário “30 Anos da Constituição: A Evolução do Controle”, que reuniu especialistas em controle da Administração Pública do Brasil na discussão de ações visando o avanço e a integração do Sistema de Controle do país, por meio de um debate que buscou identificar desafios e soluções para o fortalecimento da atuação institucional dos controles internos sob a perspectiva de diversos órgãos.
"O ponto alto se deu com a apresentação do Programa de Integridade do Poder Executivo Federal, que deverá servir de baliza para o Projeto de Implantação do Modelo de Gestão de Riscos Baseada em Processos e para o Projeto de Implantação do Programa de Integridade, que fazem parte do Planejamento Estratégico 2018-2020 da Controladoria", ressaltou.