Iniciados estudos para virtualização nos processos do Procon Assembleia
Por ALECE16/10/2019 16:51 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Foi realizada nesta quarta-feira (16/10) a primeira reunião com objetivo de promover estudos para a virtualização de processos do Procon Assembleia, com representantes de diversos setores da Assembleia Legislativa do Ceará. Conforme explicou o coordenador de planejamento e informática da Casa, Charlie Lopes, após a primeira reunião, ficou definido que será realizado contato com toda a equipe do Procon, responsável por abrir processos na instituição, para buscar uma integração com outros sistemas de virtualização de processos. "Iremos verificar se já existe uma evolução do sistema em uso para tratar com processos virtuais ou se iremos precisar desenvolver alguma interface", explicou.
O coordenador revelou que a virtualização, além de permitir uma maior agilidade da condução dos processos, levará à economia de papel, que não mais será utilizado. "Com isso, o meio ambiente agradece", afirmou. Também haverá mais segurança nas informações, com adequação à Lei Geral de Proteção a Dados, bem como espaço físico a ser economizado. Charlie observou ainda que serão avaliados os softwares desponíveis para virtualização de processos. "Estamos avaliando os programas e as empresas que trabalham com essas rotinas. Há ainda o sistema SEI, do Governo Federal, que, conforme já verificado, é o que mais se adequa às nossas necessidades", explicou.
Charlie Lopes esclareceu que o sistema a ser implantado no Procon será o piloto, devendo se estender aos demais setores da Casa, a partir dos resultados obtidos. "A gente precisa ver como será feita a integração", salientou, adiantando que ainda não está definido um cronograma das fases a serem desenvolvidas, a partir dos estudos em curso.
Virtualização como tendência
Josaína Menezes considerou que a virtualização dos processos na administração pública é um caminho sem volta. "A gente vê várias organizações aderindo a esse modo de trabalhar. Mas vale salientar que essa foi a primeira reunião onde se discutiu as ideias iniciais e a viabilidade de serem virtualizados os processos do Procon Assembleia. A gente sabe que é uma tarefa extensa, que não é simples. Envolve muitas variáveis, e a ideia é que o Procon seja o protótipo para toda Assembleia", afirmou.
A partir de agora, avisou a coordenadora do Comitê de Controle da Qualidade, será agendada uma reunião com a equipe técnica do Ministério da Justiça, que gerencia o sistema Sindec, que é utilizado pelos Procons de todo o país. "Através dessa reunião saberemos se é viável fazer a interface com o sistema Sindec, que é imprescindível na rotina de trabalho, com o sistema de virtualização a ser implantado", explicou. A partir dos resultados desta reunião, serão definidos os próximos encaminhamentos do projeto, segundo afirmou Josaína.
Participaram do encontro o diretor adjunto operacional Lindolfo Cordeiro, o coordenador de Planejamento e Informática, Charlie Lopes, a coordenadora do Comitê de Qualidade, Josaína Menezes, a coordenadora geral do Procon, Valéria Cavalcante, as coordenadoras técnicas do Procon, Telma Valéria e Rodrigo Colares, o chefe do Arquivo Geral, Alberto Filho, e as integrantes do Comitê da Qualidade, Taíse Mourão, Leila Pires e Lorena Magalhães.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna