Categoria Matriz

Inesp lança virtualmente livro sobre o último cinema de bairro do Brasil

Por ALECE
09/07/2020 18:34

Compartilhe esta notícia:

Obra é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da jornalista Júlia Ionele Obra é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da jornalista Júlia Ionele - Divulgação/ Inesp

A obra “Cine Nazaré – Um cinema vivo”, de autoria da jornalista Julia Ionele, será lançada nesta sexta-feira (10), às 16 horas, pela plataforma Zoom (através do link: https://us02web.zoom.us/j/81823646241?pwd=S0o5RGZkc004eE1WSDRqcWRqWVo0Zz09). A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), e faz parte das ações do Instituto nesse período de trabalho remoto.

O livro, que é fruto do trabalho de graduação da jornalista, narra os 79 anos da história do Cine Nazaré, relatando a vida de Raimundo Carneiro de Araújo, o seu Vavá, responsável por manter o cinema vivo até os dias atuais e por conservar todo o maquinário da década de 1920 e 1930, além do acervo de duas mil películas, títulos que já não são encontrados em nenhum lugar, como: O Ébrio, Dio como te amo e Carmen Miranda. O cinema do bairro Otávio Bonfim é um acervo vivo películas do século passado.

A publicação está estruturada em quatro capítulos, cada um retratando diferentes fases da vida do cinema na capital cearense e no contexto do bairro do Otávio Bonfim. O capítulo um, denominado “Nasce o Cine Nazaré”, traz informações da construção do cinema e dos primeiros anos de funcionamento. O capítulo dois, que recebe o nome “A reabertura do Nazaré”, traz a segunda fase do cinema, no final dos anos 60 e a forma de organização dele.

O terceiro, “Cine Nazaré é resistência”, busca trazer a reabertura do cinema nos anos 2000 e a nova forma de funcionamento. Já a última parte do livro, denominada “Cine Nazaré vive”, procura trazer explicações do que será o Cine Nazaré nos próximos anos.

Sobre a autora e a obra

Julia destaca a importância de retratar o Cine Nazaré: “Eu queria passar pela graduação deixando para as pessoas uma boa história que elas pudessem passar adiante, eu queria mostrar a importância de fazer jornalismo para as pessoas e o Cine Nazaré foi à concretização do sonho de fazer um jornalismo comunitário. O Cine Nazaré vive e por isso, a necessidade de retratá-lo dando oportunidade para que as próximas gerações conheçam a história de um homem que lutou para que a história do Cinema não fosse perdida. O Cine Nazaré vive.”

Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, a publicação engrandece o parlamento: “Assessorar a Assembleia Legislativa por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado é um dos principais eixos de trabalho do Inesp, órgão técnico e científico da Casa. É papel do Instituto publicar obras, estudos e pesquisas de temas necessários ao desempenho parlamentar, e garantir apoio cultural a esta Casa Legislativa”, afirma.

Da Assessoria de Imprensa do Inesp

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também