III Fórum de Controle Interno aborda termo de referência em processos internos na AL-CE
Por ALECE25/04/2018 19:23
Compartilhe esta notícia:
Para avançar na eficiência dos processos internos da Assembleia Legislativa (AL-CE), o III Fórum de Controle Interno abordou, em reunião na tarde desta quarta-feira (25/04), no Complexo de Comissões Técnicas, a importância do termo de referência no processo de aquisições de bens e serviços. O Fórum faz parte do Programa de Educação Continuada em Controle Interno.
Segundo Sílvia Correia, auditora interna da AL, o objetivo é orientar todos os servidores dos órgãos que demandam aquisições de bens e serviços sobre o padrão do termo de referência por meio dos instrumentais que já estão usados. A partir do momento que os servidores e órgãos estiverem alinhados, avalia, será possível evitar a perda de tempo, de recursos e problemas com contratados e órgãos de controle.
Sílvia Correia explica que todo processo de compra é iniciado dentro de um órgão e é importante que os servidores de cada órgão compreendam e dimensionem da forma mais qualificada os processos. Segundo ela, o termo de referência, assunto do III Fórum, é o “nascedouro de qualquer processo de aquisição”. Em seguida, indica Sílvia, haverá curso específico para aprofundar a questão.
A auditora interna aponta que, recentemente, dois atos atualizaram as competências da Controladoria e o modelo de controle interno da AL, o que inclui a normatização dos processos e consequente prevenção de problemas. Sílvia Correia afirma que a implantação dos modelos de controle interno que trabalham nas perspectivas de atuação preventiva para melhoria de processos e gestão de riscos têm sido uma prática abarcada por organizações públicas e privadas para promover ganhos nos resultados.
Agência de Notícias/AL-CE