Departamento de Saúde e Assistencia Social

I Encontro de Saúde Sistêmica encerra atividades

Por ALECE
05/11/2021 16:52

Compartilhe esta notícia:

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão (centro), fala durante o evento encerrado nesta sexta-feira (05/11) Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão (centro), fala durante o evento encerrado nesta sexta-feira (05/11) - Foto: Edson Júnior Pio

A palestra do médico pediatra e presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Francisco Sulivan Bastos Mota, sobre Neurociência e Desenvolvimento Infantil, a e apresentação do coral do Instituto de Assistência Social (IAPS) marcaram o segundo dia do I Encontro de Saúde Sistêmica da Assembleia Legislativa do Ceará realizado pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, nesta sexta-feira (05/11).

O evento, desenvolvido no auditório do Anexo II do Legislativo Estadual, foi voltado para os servidores do Poder Legislativo e também teve transmissão pela plataforma YouTube e Rádio FM Assembleia 96,7.          

A presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e idealizadora do encontro, primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, que fez a abertura do segundo dia da ação, destacou o objetivo do evento de proporcionar aos servidores participantes informações sobre todas as células e núcleos do DSAS, esclarecendo sobre os serviços oferecidos ao público interno e também para a comunidade, implantados na atual gestão do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). Ela fez ainda uma apresentação sobre o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).

Cristiane Leitão também assinalou que após as rodas de conversa que apresentaram as células, o evento também se propôs a apresentar o Núcleo de Responsabilidade Social e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense. "O MMLC faz um trabalho belíssimo com o Projeto Bem Me Quero, que atende as mulheres apenadas, em convênio com Tribunal de Justiça do Estado", afirmou. Também foi apresentado o Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, que apresentou ações desenvolvidas com mediação comunitária que atende aos moradores do entorno do Palácio Adauto Bezerra, sede da Alece.

"Esse encontro foi formatado visando principalmente ao nosso público interno, com o objetivo de apresentar todos os serviços que o DSAS tem para trabalhar saúde e bem-estar de todos os servidores. É um momento em que integramos todos os setores com os nossos servidores para que eles recebam essa atenção e cuidado", acentuou.

Neurociência e Saúde Infantil

O expositor Sulivan Mota explicou sobre a importância de se dedicar a formação pessoal desde a infância. "Na primeira infância, que vai até seis anos de idade, é quando se abrem as janelas de oportunidade para a formação do capital humano, que é o mais importante da sociedade. E é esta parte da vida que a neurociência, nos últimos 12 anos, revelou para nós. Toda a formação humana, seja para o bem ou para o lado negativo, se desenvolve nos primeiros seis anos de vida. Este período é a matriz para a gente e para a futura sociedade", destacou.

O médico afirmou ainda que o conhecimento revelado pela Neurociência é importante para todas as pessoas. Desta forma, afirmou ser possível a humanização das pessoas. "Não há como humanizar de forma terceirizada. Por isso é importante que a gente saiba o que dirigir às crianças no sentido que sejam estímulos para a formação cerebral", avaliou.

Balanço de atividades

O diretor do DSAS e presidente da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), Luis Edson Sales, considerou que os resultados do I Encontro estão sendo positivos, dentro do que foi planejado. "Estamos sentindo isso, recebendo bons feedbacks. As pessoas que estão participando também acharam os temas voltados à área da saúde relevantes para os servidores e comunidade", destacou o gestor.

Segundo afirmou Luis Edson, o momento de pós-pandemia da Covid-19 torna ainda mais importante a apresentação do tema Saúde Sistêmica. "Temos uma equipe maravilhosa nas 12 células e nos núcleos do DSAS, que compõem a ação global proposta pela primeira-dama Cristiane Leitão, com o apoio do nosso presidente", acentuou. O gestor acrescentou ainda que foram mostrados os futuros projetos que devem ser implantados na Assembleia Legislativa, por meio do Departamento.

Repercussão entre parlamentares

O deputado Carlos Felipe (PCdoB), médico, que também participou da abertura do segundo dia de atividades, disse sentir grande alegria e um "ar de esperança" que está presenciando, após sete anos no exercício do mandato parlamentar. "Acompanho esta reestruturação do Departamento de Saúde, com vários núcleos criados e uma melhor organização, a partir do novo olhar da primeira-dama Cristiane Leitão, dando um lado mais humano e um grande dinamismo ao setor", afirmou.

A deputada Érika Amorim (PSD) disse perceber que o DSAS e todos os organismos da Casa que estão à serviço dos servidores e que estão se mobilizando no sentido de trazer inovações para melhor assisti-los. "São palestras e orientações que auxiliam a perceber o nosso contexto e também a trabalhar na questão do nosso equilíbrio, reconhecendo as nossas essências e buscando uma forma melhor de para nós e para o outro", afirmou.

Na abertura do evento, realizada na quinta-feira (04/11), o Encontro contou com a participação do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e dos deputados Fernando Santana (PT), 1º vice-presidente da Casa, Antonio Granja (PDT), 1º secretário do Poder, e Júlio César Filho (Cidadania), líder do governo Camilo Santana (PT) na Alece.

Rodas de conversa

Ainda nesta sexta-feira, foram realizadas rodas de conversas sobre os temas "A importância da equipe multidisciplinar no autismo", "Declínio cognitivo e funcional no processo de envelhecer" e "Bem estar e qualidade de vida nos dias atuais".

O encerramento contou com a participação de Viviane Vale, do MMLC, Raísa Pontes, do Núcleo de Gestão e Mediação de Conflitos, e Luana Brasileiro do Comitê de Responsabilidade Social, sobre o tema "Impactos de Ações Integradas na Promoção de Saúde".

O I Encontro de Saúde Sistêmica foi uma realização da Assembleia, tendo como parceiros DSAS, Ciadi, MMLC, Assalce e Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também