Grupo terapêutico da Alece oferece espaço de acolhimento e partilha para mães
Por Julyana Brasileiro14/05/2025 16:53
Compartilhe esta notícia:

Na Alece, o mês de maio conta com diversas atividades alusivas ao Dia das Mães, contemplando servidoras da Casa que são mães e também público das comunidades do entorno. Nesta quarta-feira (14/05), a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, do Comitê de Responsabilidade Social, realizou um grupo terapêutico com a poética do livro "A Força da Palmeira", da escritora Annabela López, ofertando um espaço de escuta, partilha e acolhimento.
A psicóloga e terapeuta sistêmica Nara Guimarães destacou que, por meio do grupo terapêutico, as mães tiveram a oportunidade de compartilhar vivências, experiências e ter um local para escuta ativa proporcionando cuidado emocional e bem-estar.
“Nesse mês de maio pensamos em trazer uma temática voltada para a maternidade e a Jacqueline Assunção, que já faz um trabalho com a gente de escritoterapia, trouxe a obra ”A Força da Palmeira" para falarmos obre a resiliência materna. Mais do que uma homenagem, foi um espaço de cura, fortalecimento e valorização da jornada materna", comentou Nara.
Mensagens de sabedoria
A servidora Jacqueline Assunção trouxe a reflexão que a obra da escritora Annabela López dialoga diretamente com a força, resiliência e sabedoria das mulheres, especialmente, no papel materno. Para ela, o livro representa uma metáfora sobre a força das mães que, assim como as palmeiras, ficam firmes mesmo diante de fortes ventos e tempestades e possuem raízes profundas.
“Trouxe essa literatura infanto-juvenil porque ela traz uma mensagem muito forte que é análoga a nós, todas mulheres, principalmente, no momento do maternar. Fizemos uma leitura coletiva rápida sobre a obra, mas com reverberações fortes. O livro inicia com a frase ”semeia o grande e o pequeno" para lembramos que todos nós somos sementes que damos frutos."
Atividade prossegue amanhã
O grupo terapêutico com abordagem sistêmica promove outro encontro com a poética do livro “A Força da Palmeira” nesta quinta-feira(15/05), às 10h, na sala da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, no 2º andar do Anexo III.
A atividade é aberta para servidores e comunidade do entorno, fortalecendo o compromisso da instituição com a promoção da saúde emocional para além do ambiente legislativo.
Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, às 15 horas, e quintas-feiras, às 10 horas, na Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas. As reuniões são mediadas pelas psicólogas e terapeutas sistêmicas Nara Guimarães, nas quartas-feiras, enquanto nas quintas-feiras as responsáveis são Isabel Martins e Isabel Teixeira.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Veja também

Compostagem na Alece dá novo destino aos resíduos orgânicos produzidos na Casa
A compostagem é uma das ações sustentáveis adotadas pela Alece e que traz impactos positivos para o meio ambiente. A iniciativa permite a transformaçã...
Autor: Julyana Brasileiro
Servidores da Alece atuam como agentes multiplicadores de ações sustentáveis
O compromisso com o meio ambiente é um chamado urgente e cada pessoa tem um papel importante na promoção da sustentabilidade. Na Alece, projetos e cam...
Autor: Julyana Brasileiro