Grupo de Convivência retoma atividades; saiba como participar
Por ALECE07/02/2020 17:53
Compartilhe esta notícia:
O Grupo de Convivência, voltado para servidores aposentados da Assembleia Legislativa do Ceará ou que planejam como realizar essa nova etapa de vida iniciou suas atividades de 2020 nesta sexta-feira (07/02). A iniciativa, coordenada pela terapeuta ocupacional Nathália Gomes, integra o Programa Casulo Bem Estar e Qualidade de Vida, da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce). O encontro foi marcado por referências ao Carnaval, que ocorrerá de 22 a 25 deste mês.
Durante a reunião, foram realizadas atividades de incentivo ao retorno às dinâmicas do grupo, que teve início em agosto de 2019, com pausa durante o recesso parlamentar em janeiro. "Você sabe qual a idade ideal para recomeçar? A sua" foi a frase motivacional que mobilizou as atenções, voltadas para um envelhecimento saudável.
Nathália Gomes informa que o Grupo de Convivência está realizando encontros todas as sextas-feiras, desde setembro do ano passado. Anteriormente, as atividades eram quinzenais, mas, por provocação das participantes, o cronograma foi alterado. Segundo Nathália Gomes, são realizadas práticas demandadas pelo próprio grupo.
Entre as atividades do encontro, houve uma roda de conversa sobre como cada pessoa usou o tempo do recesso, que envolveu as festas de final de ano, viagens e outras práticas. "É também a conscientização sobre a busca pela melhoria da qualidade de vida e também como se preparar para um envelhecimento bem sucedido", frisa. Também foi feita a discussão de leituras de textos do livro "Jardim da Minha Vida", do escritor e palestrante José Carlos de Lucca.
Socialização como meta
De acordo com a terapeuta ocupacional Nathália Gomes, coordenadora do grupo, além do desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, o coletivo ainda se propõe a fortalecer vínculos e a socialização das pessoas idosas. A participação é gratuita para os servidores e tem preço simbólico para demais interessados.
Conforme explica a terapeuta, as ações têm como objetivo a manutenção da saúde funcional, auxiliando na autonomia e independência nas atividades do cotidiano. "Além disso, estamos despertando nos participantes a importância e necessidade de manter-se ativo, estimulando a capacidade cognitiva, desafiando o cérebro com exercícios que estimulem de forma adequada as conexões neurais, garantindo um desempenho efetivo da memória, raciocínio, atenção, concentração e funções executivas", explica.
Ela lembra que os aposentados são pessoas que se afastaram de diversas tarefas do cotidiano. Com a aposentadoria, chega também o distanciamento do convívio dos colegas de trabalho e das rotinas laborais. Durante o encontro foram realizadas dinâmicas alusivas ao Carnaval. Entre as ações sociais, deverão ser programadas atividades externas, para uma socialização mais descontraída. "Serão passeios, encontros em cafeterias, teatro, cinema e visitas a parques e exposições artísticas", explica. Cerca de 180 pessoas já participaram das atividades, desde que o grupo foi criado.
Nathália Gomes tem formação em Terapia Ocupacional, com especialização em Gerontologia, experiência em grupos de convivência de terceira idade e atendimentos domiciliares.
Serviço: O Grupo de Convivência está com inscrições abertas. Os interessados poderão se dirigir diretamente à recepção da Assalce, ou manter contato pelos telefones 85.3272.8832 e 85.3272.3278 e ainda pelo aplicativo WhatsApp 85.99991.5878, para participar das atividades.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)