Departamento Legislativo

Governador Camilo Santana aponta avanços na economia e políticas públicas do Ceará

Por ALECE
05/02/2019 19:45

Compartilhe esta notícia:

Governador Camilo Santana em entrevista coletiva, ao lado da vice-governadora Izolda Cela e dos deputados Evandro Leitão, Fernando Santana e José Sarto Governador Camilo Santana em entrevista coletiva, ao lado da vice-governadora Izolda Cela e dos deputados Evandro Leitão, Fernando Santana e José Sarto - Foto: Paulo Rocha

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado José Sarto (PDT), abriu, na manhã desta terça-feira (05/02), os trabalhos de instalação da 30ª legislatura (2019/2022), no Plenário 13 de Maio. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, que apresentou um balanço das ações do Governo no ano passado e uma projeção para o ano de 2019.

Segundo o chefe do Executivo, foram várias as medidas adotadas desde 2015, avançando gradualmente até 2018, para que o Ceará se consolidasse como o Estado com maior solidez fiscal do Brasil. “Estamos fechando 2018, mais uma vez, no topo dos investimentos, com mais de 15% da Receita Corrente Líquida. Isso significa a construção de mais escolas, estradas, obras hídricas, equipamentos de saúde e segurança, tão necessários para a população”, comemorou. O governador assinalou que o Ceará é tido hoje como modelo de transparência, sendo reconhecido pelo Ministério Público Federal com nota máxima.

Na área da educação, o Ceará se destaca como a melhor educação pública do Brasil. Segundo Camilo Santana, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), das 100 melhores escolas públicas de ensino fundamental do País, 82 são cearenses. No ensino médio, o Estado também avançou, saindo da 12ª posição em 2015, para o 4º lugar no ranking divulgado em 2018, ressaltou o governador. Outro ponto importante citado na educação foi a ampliação das escolas de tempo integral. O Ceará é o segundo do País em número de escolas dessa modalidade.

Na segurança pública, o governador enfatizou a contratação de novos policiais, construção de presídios e renovação dos equipamentos de segurança, além da modernização da frota da polícia. “Ampliamos o policiamento em todo o Estado e  descentralizamos do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), implantado em todas as regiões com mais de 50 mil habitantes”, pontuou. Segundo Camilo, o Governo deve trabalhar, este ano, para a implantação do BPRaio nas cidades acima de 30 mil habitantes.

Para Camilo Santana, já que o Brasil não produz armas nem drogas pesadas, tudo o que abastece o crime organizado entra pelas fronteiras, sem ser barrado pelo policiamento federal. “Tenho recebido apoio, nesse momento de crise, do Governo Federal, mas reafirmo a necessidade de um plano de segurança que envolva todos os estados do Brasil”, afirmou.

O governador destacou que as projeções para a gestão 2019-2022 estão fincadas no compromisso de manutenção responsável dos investimentos, dando prosseguimento a um conjunto de medidas internas. Ele citou que a reestruturação para a ampliação da receita, redirecionamento e reordenamento das despesas são necessários para continuar com a mesma austeridade, a fim de preservar o nível de investimentos.

Outro passo apontado pelo governador para a nova gestão é a conclusão da Plataforma Ceará 2050, como estratégia de desenvolvimento de longo prazo.

Presidente José Sarto destaca apoio da AL às ações do Executivo

O presidente da AL-CE, deputado José Sarto, disse, em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira, que o Legislativo cearense apoiará as ações do governo Camilo Santana no combate ao crime organizado. De acordo com o parlamentar, o Estado sempre contou com o apoio da Assembleia e, na atual Legislatura, a Casa continuará acolhendo e debatendo as propostas do Executivo. “O Estado brasileiro, seja União, Governo do Estado, municípios, obedece a um regramento, e a Assembleia tem sido parceira e será, acolhendo todas as ideias que visam melhorar o combate ao crime organizado. Tenho certeza, como o governador já pontuou, que vamos vencer essa guerra”, afirmou.

José Sarto comentou ainda sobre as comissões técnicas da Casa e adiantou que irá dialogar com as lideranças de cada partido para definir os nomes que conduzirão os colegiados. "Quero ponderar  com os líderes, porque é uma função das lideranças partidárias, e procurar construir logo essas comissões para dar celeridade aos trabalhos”, ressaltou. O parlamentar disse que pretende cumprir o prazo regimental, que são dez dias, contando com a instalação da sessão Legislativa.

As comissões permanentes têm a função de dissecar e melhorar as mensagens. Conforme o deputado, os atuais secretários virão a essa Casa para debater sempre que for necessário.
A sessão instalação da 30ª legislatura contou também com a participação de secretários e autoridades estaduais, além da vice-governadora, Izolda Cela.

(Da Agência de Notícias da AL-CE)

Veja também