Escola Superior do Parlamento festeja Dia do Professor
Por ALECE15/10/2021 10:28
Compartilhe esta notícia:
“Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais”.
(Paulo Freire)
Todos nós, em alguma fase da vida, dependemos de um profissional de educação para promover e facilitar o nosso aprendizado formal, e também auxiliar na nossa formação moral e social. Da educação pré-escolar ao título acadêmico mais avançado é o professor ou a professora quem dedica as suas horas enriquecendo as nossas com seu conhecimento. Para além de uma facilitadora do aprendizado, essa profissão demonstra, não raras vezes uma amizade que pode atravessar toda a vida. Dedicar-se a ensinar é, para além de uma profissão, um sacerdócio, dadas as circunstâncias muitas vezes desfavoráveis por causa da escassez de recursos e salários menores do que o razoável.
Por tantos esforços em nome da educação, nesta sexta-feira comemora-se o Dia do Professor. A data é celebrada em 15 de outubro em referência a d. Pedro I, que, neste dia de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.
Mais de um século depois dessa lei, um professor do estado de São Paulo decidiu utilizar a data 15 de outubro como o momento oportuno para estabelecer um dia de folga a esses profissionais tão atarefados. O idealizador foi Salomão Becker, e de sua ideia se organizou uma confraternização entre professores e alunos. A proposta de Samuel Becker acabou sendo bem recebida e inspirou outras celebrações do tipo. Em 1948, o Dia do Professor foi oficializado como data comemorativa e feriado no estado de Santa Catarina, e, em 14 de outubro de 1963, por meio do decreto federal nº 52.682, do então presidente João Goulart, que depois sofreria um golpe de Estado, foi criado o Dia do Professor em todo o país.
Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas realmente se desenvolvam por meio das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.
Gratidão e respeito
O presidente da Escola Superior do Parlamento, o sociólogo, professor e deputado Salmito (PDT) diz que é com muita gratidão, respeito e reconhecimento que saúda o Dia do Professor. “Quero dar os parabéns a toda categoria do país e do Estado. Falo com muita emoção porque além de ser professor sou filho de um pai e de uma mãe que também são professores. Neste 15 de outubro, os nossos parabéns a todos professores e professoras que têm a nobilíssima missão de educar e ensinar”.
O diretor Acadêmico da Unipace, Robson Loureiro, destaca a importância do magistério para a construção da educação. “O meu respeito e a minha admiração por todos os professores. Uma sociedade nunca poderá ser justa e igualitária se ela não tiver o professor como um profissional de elevadíssimo respeito e como ator social estratégico para o alcance do desenvolvimento sustentável! Parabéns a todos os professores, em especial aos que ajudam a construir a Escola Superior do Parlamento do Ceará”.
O coordenador do Departamento de Idiomas da Escola Superior do Parlamento (Unipace) Fernando Cordeiro, diz que, nesta data, parabeniza todos os professores pelo seu dia. “Essa é a profissão que constrói o conhecimento, para a nossa sociedade. Por isso, homenageio todos os professores que estão ao nosso lado, na Unipace. Desde os professores dos cursos de idiomas, os professores da pós-graduação e os que ministram cursos na qualificação dos servidores”.
De acordo com Fernando Cordeiro, a missão do professor é profética. “É uma missão de anúncio de uma nova sociedade, de construção de conhecimento e desenvolvimento do nosso país. Por isso agradecemos a todos os professores que se dispõem em sua vida a desenvolver conhecimento, cultura e, principalmente, a perspectiva da cultura de paz”.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Seminário "Ceará Um Só - Gestão Municipal Eficiente" inscreve até 5 de dezembro
A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), em parceria com a Escola Su...
Autor: Júlio SonsolLevantamento de necessidades de treinamento da Alece prossegue até quinta-feira (28/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), orienta que com a proximidade do fi...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria da UnipaceCurso ''Desafios da Gestão Pública do Século XXI'' recebe inscrições
A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebe inscrições para o curso ''Desafios d...
Autor: Julyana Brasileiro, com Unipace