"Em Rodas de Biblioterapia" aborda tema "Caridade" e entrega certificados aos servidores
Por Júlio Sonsol20/04/2023 13:51 | Atualizado há 2 anos
Compartilhe esta notícia:

O curso "Em Rodas de Biblioterapia", do programa Assalce Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, apresentou, nesta quinta-feira (20/04), na sede da entidade, a poética “Caridade“, em sua 67ª edição. O tema foi conduzido pela servidora Heline Joyce Barbosa Monteiro, coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Casa, graduada em pedagogia e mestre em Planejamento e Políticas Públicas.
O curso é coordenado pela servidora Jacqueline Assunção. Após a apresentação, foi concedido certificado aos participantes que tiveram 70% de frequência ao longo do período de um ano. A entrega foi feita pelo presidente da Assalce, Luis Edson Sales, aos presentes. A atividade chega ao sexto ano de realização, conferindo certificações de 40 horas/aula.
Heline Joyce destacou que a sua poética foi fundamentada no livro “Santa Dulce dos Pobres – o Anjo bom do Brasil”, de Gaetano Passarelli. A obra retrata a vida da religiosa em sua luta pelas questões sociais, apesar da saúde frágil. O autor fala também sobre as obras sociais Irmã Dulce, bem como retrata a comoção quando, em 13 de março de 1992, o Anjo Bom da Bahia, como a religiosa era conhecida, veio a falecer.
Trajetória da personagem-título
“Desde menina, impressionada com a condição miserável da população pobre de Salvador, Maria Rita acolhia mendigos e doentes em casa, sentindo despertar em seu coração o desejo de se dedicar à vida religiosa. O pai ainda tentou dissuadi-la e conseguiu protelar sua partida, mas a decisão estava firmemente tomada, e, após concluir o Curso Normal, ela deixou a casa e a família para entrar para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus“, explicou Heline Joyce. A apresentação contou com diversos servidores e com a controladora da Alece, Sílvia Correia.

Sílvia Correia, Heline Joyce e Jacqueline Assunção durante a atividade - Foto: Bia Medeiros
A expositora explicou que mais do que falar sobre o que é descrito no livro, a poética apresentada busca a trazer os significados da história contada. “Santa Dulce dos pobres – o anjo bom do Brasil apresenta a vida desta mulher religiosa. Nós traduzimos, neste momento, não o que é descrito, mas o que esta poética representa para mim. O que me marcou na obra, e os pontos que considero relevantes", asseverou.
Heline Joyce revelou que chegou até o livro ao conversar com uma amiga. “Ela me contou uma história que tinha vivenciado, uma questão de saúde do marido. E isso remeteu à devoção que irmã Dulce, me chamando muito a atenção. Logo veio a curiosidade de ler sobre ela, e me levou a pesquisar sobre o livro e a sua leitura", pontuou.
Balanço de atividades
A coordenadora do curso, Jacqueline Assunção, ao avaliar a conclusão do sexto ano e o início do sétimo da atividade, disse desde o início acrediar em uma evolução positiva das rodas em Biblioterapia. “Ele nasceu com o projeto Ler Cuidado do Ser com Biblioterapia, em 2017. A partir daí registramos muitas horas de leitura, com grande participação dos servidores, que logo se transformou no curso como existe até hoje", pontuou.
Jacqueline Assunção salientou que a cada nova roda é apresentada uma literatura, que também são apresentados através de podcasts. “Estamos indo bem. São mais de 70 servidores participantes presenciais, e durante a pandemia de Covid-19, foram registrados eventos com mais de 100 participantes. Acredito que todos estamos colaborando e entendendo que a Biblioterapia é a arte de cuidar do ser através de obras literárias. Isso nos faz muito bem“, acentuou.

Luis Edson Sales, presidente da Assalce, durante a entrega dos certificados - Foto: Bia Medeiros
Ao entregar os certificados, o presidente da Assalce, Luis Edson Sales, disse que a entidade está sempre aberta a acolher projetos e programas que tragam benefícios para os servidores. Ele lembrou que ações da Assembleia, como o Comitê de Responsabilidade Social, foram iniciativas de sucesso iniciadas pela Associação, que em seguida foram adotadas pela direção da Casa. “O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), tem dado todo o apoio a ideias e projetos que tragam excelência para o conjunto dos servidores“, disse.
Saiba mais
A Biblioterapia é uma experiência terapêutica que tem o objetivo de promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida, por meio da leitura de livros e textos com reflexão sobre os mesmos. As rodas de Biblioterapia realizadas para os servidores da Alece são organizadas pela coordenadora Jacqueline Assunção, com revisão do presidente da Assalce, Luis Edson Sales. O curso também tem produzido vídeos com dicas literárias que são postadas também no perfil do Instagram da Assalce.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032