DSAS traz orientações sobre a cefaleia
Por ALECE30/05/2022 16:39
Compartilhe esta notícia:

A cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”. Ela pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca. O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) traz orientações para cuidados em relação à doença.
O orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, Egerton Teles, aponta um levantamento da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia segundo o qual 52% da população mundial, pelo menos uma vez ao ano, sofrerá de cefaleia.
''A cefaleia deve ser investigada. Suas causas podem ser tensão muscular, elevação de pressão arterial ou até mesmo um tumor cerebral e a acupuntura, uma técnica da ciência milenar chinesa, poderá te ajudar no tratamento. Como sabemos, ela é um poderoso anti-iflamatório e também serve principalmente para incentivar o sistema nervoso central a emitir neurotransmissores como a serotonina, analgésicos potentes existentes no nosso organismo'', destaca.
Saiba mais
A cefaleia afeta pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres.O tratamento vai depender diretamente do tipo que a pessoa possui, sendo a acupuntura um tratamento efetivo para a cefaleia tensional. Em geral, trata-se com acupuntura as cefaleias do tipo enxaqueca e tensional, relacionadas ao estresse.
''Procure então o seu acupunturista para ser beneficiado com essa técnica milenar da medicina tradicional chinesa'', recomenda o orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, doutor Egerton Teles. Confira vídeo sobre o assunto, produzido pelo Departamento e pelo Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com o apoio da TV Assembleia.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa