DSAS realiza ação do Dia Mundial e Nacional da Voz com orientações de prevenção
Por Julio Sonsol e Julyana Brasileiro16/04/2025 15:13 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

O Dia Mundial e Nacional da Voz mobilizou a Alece, nesta quarta-feira (16/04), com atividade da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizada no térreo do Anexo III. Ao longo do dia, profissionais da Célula atenderam e orientaram servidores e público externo sobre as atenções que se deve ter com o aparelho fonador.
A orientadora da Célula, fonoaudióloga Hermária Câmara, explicou que no dia 16 de abril, em que se comemora o Dia Mundial e Nacional da Voz, há uma mobilização de todas as equipes de fonoaudiologia do Brasil para a realização de campanhas de atendimento, divulgação e orientação.
"Na Alece, a gente encampou um atendimento para que os usuários passantes e servidores tenham conhecimento dos cuidados preventivos com a sua voz. Quando a demanda exige um encaminhamento, a gente inclui o usuário na agenda do setor", explicou a orientadora.
O usuário do DSAS que necessita de uma atenção especial tem a possibilidade de ter um serviço de qualidade à disposição, aponta Hermária Câmara. "Nós fazemos um atendimento aos funcionários da casa, dependentes e os usuários do entorno, diagnosticando patologias de voz, fala e linguagem", frisou.
Atendimento contemplou servidores e usuários do DSAS nesta quarta. Foto: Bia Medeiros.
Além de dicas, os participantes passaram por triagem e encaminhamentos para avaliação para prevenir doenças como o câncer de laringe, explicou Hermária, indicando que a doença pode se manifestar inicialmente como uma rouquidão e evoluir a partir de inflamações crônicas.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destacou que o Departamento tem como missão e compromisso cuidar e promover saúde e bem estar, atuando de forma qualificada e completa. "O cuidado com a saúde vocal é essencial não apenas para o público em geral, mas também para os profissionais que usam a voz como principal ferramenta de trabalho, como é o caso de professores, jornalistas, advogados, palestrantes, locutores", elencou.
Orientar e encaminhar
A fonoaudióloga Irana Melo, integrante da Célula, avaliou que a ação foi muito proveitosa. "Como nós estamos no Dia Nacional da Voz, a gente está abordando as pessoas, porque muitas têm problemas de voz e não compreendem o real motivo de uma rouquidão, por exemplo. Então a gente está dando orientações sobre o uso adequado da voz, procurando ver se tem patologias", disse.
Ana Letícia Castro, servidora do Procon Alece, parabenizou a iniciativa da Casa e frisou que a partir de agora ficará mais atenta aos cuidados com a voz. “Achei bastante importante essa ação da Assembleia porque todos nós usamos a voz, seja como instrumento de trabalho ou comunicação. Eu já sentia necessidade de melhorar minha oratória para me expressar de uma melhor forma e aqui tive orientações essenciais para evitar problemas futuros com a minha voz. Ações como essa nos conscientizam que a saúde vocal também deve ser priorizada”, comentou.

Ana Letícia Castro destacou importância da atenção à saúde vocal. Foto: Julyana Brasileiro/CI.
Lúcia Aquino, servidora da Biblioteca César Cals da Alece, foi atendida durante a ação e comentou que percebeu que precisa de um tratamento nas cordas vocais. Segundo a servidora, durante o atendimento, soube que seu caso pode ser tratado adequadamente. "Ela (a fonoaudióloga) me fez ver que eu tenho uma voz grave, mas não tão grave que não possa ser tratada", compartilhou.
"As pessoas que têm algum problema de voz, que não se fazem entender ou têm rouquidão, também podem buscar este serviço e saber o que está acontecendo com sua voz. A Célula de Fonoaudiologia realiza um bom atendimento", indicou.
Bruno Caracas, servidor da Manutenção da Casa, reiterou que a Campanha de Saúde Vocal traz o alerta para os cuidados com a voz no dia a dia. “Usamos a voz para tudo, nos comunicar, cantar, trabalhar e precisamos saber como cuidar corretamente, por isso, essa campanha é tão importante para que todos tenham consciência da saúde vocal e conheçam os serviços ofertados pela Alece”, opinou.

Bruno foi um dos servidores que passaram pelo atendimento do DSAS. Foto: Julyana Brasileiro/CI.
“Muitas pessoas têm problemas na comunicação e me incluo nessa estatística. Vez ou outra preciso repetir o que falo para ser compreendido e isso é um problema porque significa que minha comunicação não foi eficaz”, disse Bruno.
Edição: Samaisa dos Anjos
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também

Estudantes de Terapia Ocupacional visitam Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece
A Alece possui diversos serviços em áreas como saúde, educação, cidadania, inclusão que são referência pela qualidade, o que faz com que visitas insti...
Autor: Julyana Brasileiro
Alece recebe equipe da Secretaria dos Direitos Humanos para ação de vacinação
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece realizou, nesta terça-feira (15/04), a imunização de 25 servidores do Programa Estadual d...
Autor: Julio Sonsol
Alece participa da campanha de Saúde Vocal com ações do DSAS
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do seu Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoverá atividades em alusão...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com comunicação do DSAS