DSAS oferta Psicopedagogia entre suas especialidades
Por ALECE06/05/2022 18:01
Compartilhe esta notícia:

A Psicopedagogia , campo do conhecimento que foca em identificar e solucionar problemas no desenvolvimento cognitivo, provocados por dificuldades na assimilação de conteúdos, é uma das especialidades ofertadas pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará.
Conforme explica a orientadora da Célula de Psicopedagogia, Lídia Lourinho, a Célula tem como objetivo auxiliar o sujeito a lidar com suas dificuldades de aprendizagem e a compreender seu processo de aquisição do conhecimento, descobrindo e reconhecendo suas capacidades e potencialidades. A Célula também procura oferecer suporte para o resgate da autoestima e a motivação para aprender. ''Os profissionais da Célula de Psicopedagogia atuam na identificação, intervenção e prevenção a dificuldades e transtornos no processo de aprendizagem, usando técnicas clínicas e conhecimento sobre a cognição humana", pontua.
A psicopedagoga do DSAS, Joana Darc de Paula, acrescenta que a Psicopedagogia é uma área que atua na análise e diagnóstico de pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem ou transtorno, podendo ser tanto preventiva (não sendo necessário que o problema esteja instalado para você procure um profissional) como terapêutica.
Estima-se que dez milhões de brasileiros possuam algum transtorno de aprendizagem. Conforme a profissional, aqueles que procurarem a Célula passarão por uma avaliação para descobrir onde estão as dificuldades e o que está interferindo no processo de assimilação de novos conteúdos para que esse aprendente possa ter uma aprendizagem adequada.
"A partir da avaliação, cria-se uma estratégia de intervenção e ela vai partir do princípio de que vamos através de uma forma leve e lúdica até o potencial desse paciente. Com base nesse potencial, chega-se até as suas dificuldades. A função da Psicopedagogia é sanar e diminuir essas dificuldades e oferecer acolhimento, segurança e capacidade para que ele possa superar essas barreiras'', afirma.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa