DSAS homenageia assistentes sociais em referência à data reservada à categoria
Por ALECE13/05/2022 19:01
Compartilhe esta notícia:

O Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social e dedicado a lutar pelos direitos humanos e por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis, é comemorado anualmente em 15 de maio, data que transcorre neste domingo. Em virtude da data, a orientadora da Célula do Serviço Social do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa, Edinira Borges, parabeniza a todos os profissionais da área.
No quadro "Dicas de Saúde" desta semana, ela ressalta que durante a pandemia da Covid-19, o Serviço Social ocupou uma posição de destaque na linha de frente do combate ao Coronavírus, garantindo aos familiares que não têm direito à visita ou acompanhante o acesso à informação.
''O assistente social tornou-se um elo entre o paciente que se encontrava isolado nos hospitais e os seus familiares. Isso contribuiu para o fortalecimento dos vínculos familiares com o paciente. No nosso dia, quero parabenizar a todas as colegas que atuam na área da saúde e aos demais colegas que estão nas frentes em defesa de melhores condições de vida para a população mais vulnerável", afirma Edinira Borges, em vídeo produzido pelo Departamento e Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com o apoio da TV Assembleia.
A orientadora da Célula parabeniza as colegas do DSAS e a equipe do setor pelo trabalho que vem desempenhando nesse momento em que o serviço social passa, na sua avaliação, por um redesenho na definição de suas ações junto aos usuários dos serviços de saúde do Departamento.
Edinira também parabeniza as colegas que atuam no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), no Comitê de Responsabilidade Social e todas aquelas que fazem parte da Assembleia.
Diretor do DSAS destaca papel dos profissionais que atuam na Alece
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, lembra que em 15 de maio de 1957, foi regulamentado o Serviço Social, como profissão inscrita na história do Brasil. "Parabenizo aos assistentes sócias que tão bem vêm realizando seu trabalho de acolhimento, que foi ainda mais ressaltado no contexto da pandemia da Covid-19, uma luta pela saúde e vida do próximo", afirma.
Luis Edson parabeniza ainda a toda a equipe da Célula do Serviço Social do DSAS. "Com maestria, a equipe acolhe e dialoga com o servidor da Casa e com a comunidade do entorno da Assembleia. Com certeza, o Serviço Social trabalha em defesa da efetivação dos direitos da população no sentido de melhoria da qualidade de vida", pontua.
Saiba mais
A atuação profissional dos assistentes sociais é norteada pelos princípios constantes em um Código de Ética Profissional que estabelece os direitos e deveres a serem observados e cumpridos pelos assistentes sociais.
O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. Em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revogou a Lei de 1957 e aplicou uma nova lei de regulamentação da profissão. Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, desde 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social. A data se refere à luta dos profissionais pela inclusão da população desassistida em seus direitos, seja na saúde, na educação e na previdência social.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também

Hemoce inicia campanha de incentivo à doação de sangue visando estoque para Semana Santa
Visando captar novos doadores e reforçar o estoque de hemocomponentes durante o período que antecede a Semana Santa, o Centro de Hematologia e Hemoter...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com Hemoce
Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa