Departamento de Saúde e Assistência Social

DSAS dobra capacidade de atendimento da Célula de Psicologia com entrega de novas salas

Por Paulo Veras
22/05/2026 14:15 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Pedro Albuquerque

Fortalecer ações voltadas à saúde mental é investir em bem-estar, dignidade e cuidado coletivo. Ciente dessa importância, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), entregou, nesta sexta-feira (22/05), a reforma e ampliação da Célula de Psicologia, que ganhou mais cinco novas salas de atendimento.

Com a nova estrutura de 10 salas, a célula passa a ter capacidade de atender até 50 pessoas por dia dentro de seu horário de funcionamento, das 7h às 19h.

O evento contou a presença da primeira-dama da Alece e líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Tainah Marinho Aldigueri, do diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales, do diretor de administração, Manoel Jucá, da assessora especial de Gestão de Saúde e Assistência Social da Alece, Ana Alice Falcão, da diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Lima, a coordenadora do CRS, Erivânia Bernardino, e da orientadora da Célula de Psicologia, Conceição Guerra.

Serviços oferecidos pela Célula de Psicologia

A Célula de Psicologia do DSAS oferece uma gama de serviços voltados para parlamentares, servidores, dependentes e moradores do entorno da Alece. Entre eles estão atendimentos psicológicos, grupos de orientação para pais, apoio a mães atípicas, acompanhamento junto ao Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia (NAPFI) e o Grupo de Suporte Psicossocial para Pacientes Oncológicos.Os interessados devem realizar o cadastro na Célula de Serviço Social e solicitar o encaminhamento.

Foto: Pedro Albuquerque 

 

Promessa cumprida

Tainah Marinho Aldigueri destacou a importância de cuidar das pessoas, uma das principais diretrizes da gestão do deputado Romeu Aldigueri (PSB). “Hoje, com esta ampliação, o serviço de psicologia da Alece é um dos maiores do Estado. Me sinto muito feliz porque conseguimos atender a este pedido da Conceição. Ela me pediu para ajudar a salvar vidas”, recordou.

A primeira-dama ressaltou ainda a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nesses tempos difíceis que estamos vivenciando, falar sobre psicologia não é mais uma questão secundária, é fundamental”, pontuou.

Luis Edson Sales e Ana Alice Falcão apontaram o caráter inovador do DSAS da Alece ao lembrar que a Casa Legislativa do Ceará é pioneira no oferecimento de vários serviços de saúde aos seus servidores.

“Após a pandemia, houve um grande aumento na demanda de atendimentos da Célula de Psicologia. Esta reforma se concretiza agora e possibilita atendermos ainda melhor os nossos servidores”, disse Luis Edson.

Para Ana Alice, as maiores procuras no DSAS não são de atendimentos médicos em busca simplesmente de um diagnóstico, pois as pessoas hoje procuram por uma terapia multidisciplinar, intersetorial. 

“Essa estrutura que a gente está entregando, esse espaço, é um sonho antigo de escuta, de acolhimento, de amparo para as pessoas e para as famílias que procuram esse serviço. Sabemos e entendemos que o ser humano precisa de um bem-estar holístico e, atualmente, os transtornos mentais são os maiores acometimentos e causas de sofrimento para a população”. 

Emoção e homenagens

A orientadora da Célula de Psicologia, Conceição Guerra, não conteve a emoção ao falar da conquista. Ela lembrou que o serviço começou a ser prestado num pequeno espaço e que hoje se torna uma referência em todo o Estado.

Foto: Pedro Albuquerque 

“Atendemos grupo de fibromialgia, grupo de orientação aos pais, grupo de pessoas com câncer. Vamos voltar a atender grupos psicoeducativos, abordando várias patologias. Nosso objetivo é aumentar os atendimentos e alcançar toda a demanda que temos em busca da psicologia e em busca da saúde mental”, comemorou.

Na oportunidade, Conceição falou sobre a história da célula e da importância e dedicação de toda a equipe. A orientadora homenageou a psicóloga Sandra Mara, uma das pioneiras da célula, e a servidora de apoio Walderícia Oliveira. 

“Por meio delas, toda a equipe deve se sentir reconhecida pela capacidade e compromisso”.

Foto: Pedro Albuquerque 

Saiba mais


O evento contempla, pelo menos, um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: 

3 - Saúde e bem-estar

Os ODS são uma chamada ao enfrentamento a questões globais e buscam promover projetos com foco na paz, saúde, educação, igualdade e prosperidade, proteção ao meio ambiente e ao clima, desenvolvimento de comunidades e cidades mais sustentáveis. A Alece, por meio de suas diversas ações, busca contribuir com o alcance dos ODS e, desde 2021, aderiu ao Pacto Global da ONU.

 

Edição: Ana Vitória Marques
 


Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

É servidor ou servidora da Alece e quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também