Departamento Legislativo

Diretoria Legislativa realiza ações remotas durante isolamento social

Por ALECE
28/04/2020 10:37 | Atualizado há 1 ano

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Reunião remota entre integrantes da Diretoria Legislativa Reunião remota entre integrantes da Diretoria Legislativa - Foto: Diretoria Legislativa/ AL

A Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará adotou protocolos de trabalho remoto como medida de redução do contato social que auxilia na prevenção da Covid-19. De acordo com o diretor Lindolfo Cordeiro, o setor, por meio de suas áreas vinculadas, vem apoiando o Poder Legislativo na realização de sessões virtuais deliberativas.

Ele destaca que o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), e os demais parlamentares, têm apresentado propostas de proteção social a famílias de baixa renda e vêm recomendando ações de enfrentamento ao novo coronavírus através do Sistema de Deliberação Remota (SDR). Ao todo já foram realizadas 19 sessões remotas, todas com o apoio da Diretoria Legislativa.

"O Departamento Legislativo coordena as atividades dos órgãos que integram o sistema de apoio técnico, necessários ao funcionamento do Plenário, Comissões Técnicas Permanentes e Mesa Diretora. Além de fazer o acompanhamento e registro de todas as atividades parlamentares", aponta Lindolfo Cordeiro.

De acordo com o diretor, a Célula de Comissões Técnicas Permanentes, também subordinada à Diretoria Legislativa, vem prestando todo o apoio administrativo e assessoramento técnico, regimental e constitucional durante as reuniões das Comissões Permanentes e Temporárias que ocorrem remotamente.

Lindolfo Cordeiro explica que o Departamento de Documentação e Informação, também vinculado à diretoria, responde às solicitações por meio de consultas remotas. "As atividades presenciais têm se concentrado em atender as demandas de outras áreas do Poder Legislativo, destacando-se pesquisas documentais solicitadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)", acentua.

Já a equipe da Célula de Consultoria Técnica Legislativa está realizando estudo técnico, pesquisa e elaboração de minuta de proposição, de maneira remota. "A medida tem a finalidade auxiliar parlamentares, departamentos e órgãos do Poder no exercício de suas atribuições", justifica Lindolfo Cordeiro.

Também permanece em funcionamento o serviço de atendimento telefônico aos cidadãos em uma única plataforma, o projeto Disque Assembleia, através do número 0800.280.2887. "Além disso, a Diretoria Legislativa, para manter em funcionamento a estrutura de supervisão e coordenação dos seus órgãos vinculados, tem realizado reuniões administrativas virtuais com a equipe, utilizando-se de aplicativos gratuitos que possibilitam esses encontros", pontua.

JS

 

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