Departamento de Saúde e Assistencia Social

Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado nesta segunda-feira (31/05)

Por ALECE
31/05/2021 14:19

Compartilhe esta notícia:

A data foi criada em 1987 pela  Organização Mundial da Saúde (OMS) A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - Banco de imagens/ Internet

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado nesta segunda-feira (31/05) e visa conscientizar a sociedade sobre os males causados pelo tabagismo. A data foi criada em 1987 pela  Organização Mundial da Saúde (OMS), que promove  anualmente uma campanha mundial para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental do Departamento de Saúde e Assistência Social  (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Rejane Sales, alerta que o  tabagismo é um problema de saúde pública mundial, sendo considerado  uma doença crônica causada pela dependência à nicotina que torna o fumante mais vulnerável a doenças a doenças relacionadas ao tabaco.

''A OMS (Organização Mundial de Saúde), afirma que o tabagismo é o principal motivo de morte no mundo sendo relacionada  a 50 enfermidades  e tipos de cânceres tais como: câncer de bexiga; de pâncreas; de fígado; do colo do útero; de esôfago; nos rins; de laringe (cordas vocais)", alerta Rejane Sales.

De acordo com ela, em função deste quadro, se faz necessário divulgar campanhas de prevenção bem como orientações acerca dessa temática para combater o tabagismo e promover saúde no âmbito de toda a sociedade. "Cerca de 1,3 bilhão de pessoas fumam no mundo e 200 mil morrem anualmente no Brasil em virtude do tabagismo'', afirma.

Live tratará da dependência química

A Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) firmou recentemente convênio com a Casa Despertar, considerado o melhor centro de tratamento para dependentes do Nordeste e referência no tratamento do alcoolismo e da dependência química.

Nesta segunda-feira, por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, a Assalce realiza  a partir das 16 horas, no Instagram da associação (@assalceoficial), a live ''Despertar da Ilusão", com a  participação dos representantes da Casa Despertar, Marcelo Palácio (especialista em Acolhimento Familiar) e o psicólogo Tauama de Moraes (diretor terapêutico).

A jornalista Arituza Timbó mediará o encontro, que será uma conversa esclarecedora, rica em informações sobre prevenção e tratamento.

Campanha institucional

Com o tema  “Comprometer-se a deixar de fumar”, a campanha  mundial deste ano da OMS disponibilizou gratuitamente recursos de seu kit de ferramentas para parar de fumar a mais de um bilhão de consumidores de tabaco.

Os recursos digitais incluem ‘chatbot’ Quit Challenge, da OMS, que oferece notificações diárias de dicas e incentivo por até seis meses para ajudar as pessoas a se manter livres do tabaco, a inteligência artificial digital Florence (https://www.who.int/news-room/spotlight/using-ai-to-quit-tobacco)  e o material de advocacy em 30 idiomas.

Fumar aumenta a morbimortalidade por doenças cardiovasculares, como vários tipos de câncer e doenças pulmonares. Além de o tabagismo aumentar o risco de complicações das doenças cardiovasculares isquêmicas e doenças respiratórias, o uso do tabaco tem sido apontado por estudos que o relacionam a desfechos mais graves da Covid-19.

 

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS, Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce e informações da OMS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também