Dia Mundial da Saúde Mental: DSAS destaca importância de tratar do tema
Por ALECE11/10/2021 16:53 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
Em 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Apesar dos avanços de estudos e pesquisas neurobiológicas, principalmente na última década, ainda há muito a avançar no tratamento de uma doença mental que também pode ser fruto de uma Doença da Sociedade.
A depressão é relacionada a fatores inflamatórios e imunológicos decorrentes de um estresse oxidativo. Situações sócio-econômicas precárias geradoras de sofrimento e estresse podem contribuir de forma significativa como gatilhos estressores e isso pode ser evitado em um modelo de sociedade mais justa, igualitária e humanitária.
No caso do sexo feminino e da população LGBTQIA+, entre outras, registra-se ainda cenas de discriminação e violências de diversos níveis. Tais situações traumáticas estão na origem de muitos dos transtornos mentais dessas populações. Muitas notícias e poucas ações efetivas no combate. A psicofobia, ou seja, o preconceito contra quem sofre de transtorno mental é a regra.
Exclusão
Recentemente, houve, no Brasil, a negação do acesso das mulheres pobres a absorventes, a denominada pobreza menstrual. Muitas dessas mulheres acabam abandonando seus estudos por constrangimento ou bullying dos próprios colegas. Elas também sofrem impactos tanto na saúde física quanto psicológica decorrentes dessa exclusão.
A coordenadora do Núcleo de Saúde mental do DSAS, Rejane Sales, considera que diante do atual contexto, se faz necessário "mais do que nunca" falarmos de saúde mental. "Os desafios trazidos pela pandemia implicam em inúmeras consequências emocionais. Acolher o outro bem como oferecer apoio e orientação é essencial para que sejam evitados maiores adoecimentos. O núcleo de saúde mental vem com o propósito de trazer possibilidades de prevenção e promoção de saúde mental, está que perpassa todas as áreas da vida de qualquer indivíduo. 10 de outubro, dia mundial da saúde mental”, acentua.
Conceição Guerra, orientadora da Célula de Psicologia do departamento, destaca que "Saúde mental não tem preço, tem valor. O valor do amor e da dedicação de quem se dispõe a cuidar das dores da alma."
Luís Edson Corrêa, Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) explica que o órgão tem por missão promover o tripé do bem-estar físico, psíquico e social de servidores, parlamentares, dependentes destes e terceirizados do Poder Legislativo. "Dia 10 de Outubro se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, assim o DSAS da Assembleia Legislativa vem prestar valorosas informações sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e esclarecer sobre possíveis impactos que problemas com a saúde mental podem causar no cotidiano de nossos servidores. Precisamos falar sobre saúde mental e quebrar tabus”.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS