Departamento Legislativo

Dia do Ceará sem Drogas será celebrado nesta quinta-feira (31/01)

Por ALECE
31/01/2019 11:46

Compartilhe esta notícia:

Campanha promoveu 27 edições em 25 municípios Campanha promoveu 27 edições em 25 municípios - Foto: Divulgação AL-CE

O Dia do Ceará sem Drogas será celebrado nesta quinta-feira (31/01) em  todo o Estado a partir de agora. A data,que representa um marco para  a prevenção do uso de entorpecentes, é oriunda do projeto de lei n º 53/18 de autoria conjunta dos deputados Joaquim Noronha (PRP) e Zezinho Albuquerque (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, e instituída pelo governador Camilo Santana (PT) em dezembro de 2018.

O dia de mobilização é um desdobramento da campanha institucional Ceará sem Drogas, iniciativa do presidente Zezinho Albuquerque na AL-CE que desde 2014 percorre os municípios  cearenses  para alertar a juventude  sobres os malefícios do uso de entorpecentes.

O diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão, destaca que a data vai contribuir para dar maior visibilidade a campanha Ceará sem Drogas. "Esse projeto teve um alcance muito grande nos municípios do interior do  Estado e foi inclusive motivou matéria veiculada no programa Fantástico (da Rede Globo de Televisão)", avalia.

Participação dos servidores

Segundo a coordenadora da campanha, Aline Bezerra, a participação dos servidores é fundamental para o sucesso do programa. ''A cada  edição da campanha, cerca de 40 servidores de  setores  como Inesp, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Comunicação Social auxiliam  nos preparativos e divulgação  da campanha  nos municípios'', afirma.

Para Diêgo da Cunha, do Núcleo de Mídias Digitais da Assembleia, a divulgação da campanha é um importante mecanismo para dar visibilidade às atividades da Assembleia Legislativa, dentre as quais a campanha  Ceará Sem Drogas. ''As mídias digitais e os demais veículos de comunicação da  Assembleia apoiam essa campanha tão importante para o estado fazendo a cobertura em tempo real pelo Instagram e Facebook'', informa.

A servidora  Maynara Alves,  que  atuou durante um ano na Ceará sem Drogas, parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo. ''Visitamos muitos municípios e percebi a boa receptividade da campanha em cada local. Essa iniciativa  precisa continuar porque tem ajudado a muitos jovens'', acrescentou.

Edições

A campanha Ceará sem Drogas já realizou 27 edições e contemplou  os seguintes municipios: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Crateús, Crato, Cruz, Fortaleza, Horizonte, Itapajé, Itatira, Limoeiro do Norte, Massapê, Missão Velha, Morada Nova, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral, Tauá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Como resultados práticos, alguns conselhos municipais sobre drogas foram criados em municípios que a campanha Ceará sem Drogas percorreu. A Assembleia Legislativa aprovou também o projeto de lei complementar que criou o Fundo Estadual de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas, por iniciativa do deputado Zezinho Albuquerque, que foi viabilizado na gestão do ex-governador Cid Gomes.

Veja também