UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Cursos de línguas registram nove anos de atividades na AL-CE

Por ALECE
24/05/2018 14:27

Compartilhe esta notícia:

Cursos de línguas são distribuídos atualmente em 22 turmas (Foto: Bia Medeiros) Cursos de línguas são distribuídos atualmente em 22 turmas (Foto: Bia Medeiros)

Com o intuito de promover iniciativas para o crescimento pessoal e profissional dos servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), a coordenação de idiomas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) foi criada em 2009, oferecendo cursos de línguas para os colaboradores do Poder Legislativo. Atualmente, a Unipace é presidida pelo deputado Elmano de Freitas.

Em nove anos de existência, 4.745 matrículas foram realizadas, nos cursos de Inglês, Espanhol e Francês. Atualmente, são 22 turmas distribuídas entre sete professores, sendo cinco de inglês, um de francês e um de espanhol. As turmas acontecem nos horários da manhã e tarde, acompanhando o turno de trabalho dos servidores.

De acordo com a coordenadora do departamento, Tereza Porto, os colaboradores podem iniciar o curso desde o básico. "Em Inglês e Francês são dez semestres, correspondendo a cinco anos de formação. Já o curso de Espanhol dura oito semestres", explica.

Tereza informa ainda que esporadicamente são oferecidos cursos extras, como, por exemplo, de Turismo e Inglês Instrumental, voltados para estudantes que desejam ingressar em cursos de mestrado ou doutorado. "Acreditamos que isso lhes permite o acesso a melhorias em seu desempenho pessoal e profissional", acrescenta.

Servidora aponta qualidades do curso

A servidora Adriana dos Santos faz o terceiro semestre do curso de Inglês. Para ela, aprender um idioma contribui com o desenvolvimento profissional, pessoal e cultural de qualquer pessoa. "No trabalho, temos contato com pessoas de fora e vi a necessidade de aprender outro idioma. Nas aulas podemos aprender outra cultura e na vida há necessidade para fazer viagens e estudar, dentre outras atividades", afirma.

As matrículas para o segundo semestre de 2018 acontecem na primeira semana de agosto. Para garantir a vaga, os servidores e servidoras interessados devem preencher a ficha de inscrição assinada pelo chefe imediato. Para os que irão se matricular pela primeira vez, é exigida cópia de algum documento que comprove vínculo com a AL-CE.

As aulas acontecem no Edifício José Euclides Ferreira Gomes, no anexo II da Assembleia Legislativa. A coordenação de idiomas fica localizada no 1º andar do mesmo edifício. Para mais informações, pode-se entrar em contato pelo telefone 3247.6732.

Veja também