Unipace - Escola Superior do Parlamento Cearense

Cursos de idiomas da Unipace oferecem crescimento profissional e pessoal aos servidores

Por Ana Vitória Marques
22/08/2025 12:55 | Atualizado há 10 horas

Compartilhe esta notícia:

Turma de servidores no curso de inglês com o professor Sávio Botelho Turma de servidores no curso de inglês com o professor Sávio Botelho - Foto: Dário Gabriel

O crescimento integral dos servidores e servidoras da Alece é uma missão que faz parte do dia a dia da Casa. Formações, capacitações e rodas de conversa são oferecidas continuamente e contam com adesão de quem busca desenvolvimento profissional e pessoal.

Um exemplo exitoso dessa frente de ação da Alece é a oferta dos cursos de idiomas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Nesta semana, as aulas do segundo semestre tiveram início para 22 turmas de línguas estrangeiras.

Cursos de inglês, espanhol e francês contemplam, principalmente, servidores da Casa e, nesta matéria, você vai conhecer mais sobre esse serviço da Casa. 

Conexão com o mundo 

Em um mundo globalizado, lidar com diferentes idiomas acaba sendo algo rotineiro. Quer ver? É provável que, ao chegar em um restaurante, você já  tenha pedido o “menu” ou, ao viajar, tenha usado uma “necessaire”. No trabalho, alguém já deve ter pedido para fazer o “download” de algum arquivo ou já ficou em “home office”. Todas essas expressões são originais de outros idiomas e as usamos no nosso dia a dia. 

Saber um idioma estrangeiro, além da importância profissional, é uma forma de melhorar as capacidades cognitivas e ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, apontam estudos. Pensando nisso e na capacitação dos servidores, a Unipace criou, em 2009, seus cursos de idiomas. O objetivo principal é garantir que profissionais da Alece tenham formação em uma língua estrangeira de modo gratuito e de fácil acesso. 

Para cumprir esse papel, a Unipace conta com sete professores: Sonia de Oliveira (espanhol), Jean Michael Giroud (francês) e os cursos de inglês contam com Sávio Botelho, Ronaldo Ferreira, Norma Bandeira, Hugo Costa e Arif Khan. 

Professores dos cursos de idiomas da Unipace com a diretora acadêmica Sarah de Holanda. Foto: Divulgação Unipace

Formação acessível e de qualidade

De acordo com o titular da Coordenação de Idiomas da Unipace, Wellison Ribeiro, os cursos de idiomas são ofertados para servidores, terceirizados e dependentes (cônjuge, filhos, pai, mãe e enteados). Esse é um serviço contínuo com inscrições todos os semestres. 

Ele destaca o fato das aulas acontecerem próximo ao local de trabalho, o que torna mais fácil, por exemplo, que os servidores deem continuidade aos cursos, que duram três anos (caso o aluno faça os três níveis), e ainda pode seguir nos cursos de conversação. A extensão aos dependentes é um outro ponto positivo que possibilita, por exemplo, que parentes, como mães e filhas, estudem na mesma turma, incentivando o estudo uma da outra. 

Coordenador dos cursos de idiomas destaca qualidade e facilidade de acesso. Foto: Dário Gabriel

Wellison destaca que os cursos conseguem agregar tanto na vida profissional do aluno, quanto na vida pessoal e aponta que a iniciativa contempla pessoas mais velhas que, muitas vezes, não tiveram oportunidades de aprender um novo idioma anteriormente e agora são desafiados por essa proposta. “São formações que possibilitam ampliar horizontes, fazer uma imersão em outra língua”, aponta.

A importância de uma língua estrangeira no contexto profissional 

Os cursos de idiomas da Unipace contam com equipe qualificada, com professores brasileiros e nativos das línguas ensinadas. Entre eles, está o professor Jean Michel Giraud, francês nascido em Lyon e residente em Fortaleza há 32 anos. 

Jean já atua exclusivamente na Alece há 10 anos e fala sobre a necessidade de aprender outros idiomas além do nativo como uma forma de enriquecer o acesso à cultura e ao conhecimento em geral. 

Professor Jean com os alunos de uma das turmas de francês da Unipace. Foto: Dário Gabriel

“O francês é a língua da cultura, da diplomacia e dos negócios. É uma língua tradicional em diversos domínios do conhecimento, como a gastronomia, a moda, a arquitetura, o teatro, a dança e as artes visuais. Por essa razão, falar francês é um grande diferencial pessoal e profissional, podendo ser decisivo na procura por emprego”.

Ele ressalta ainda que, por ser uma das únicas línguas faladas nos cinco continentes, dominar o francês significa poder viajar, trabalhar ou estudar em países como: França, Bélgica, Suíça, Canadá, Guiana Francesa ou Marrocos.

Oportunidades de qualificação

Daniela Ribeiro, servidora da área administrativa da Unipace, faz parte de uma das turmas de francês e conta que assim que chegou no Parlamento estadual ficou surpresa com as oportunidades de qualificação oferecidas pelo órgão. 

Foto: Dário Gabriel

“Esse é o diferencial do curso de idiomas, você estar aqui no seu ambiente de trabalho e poder se ausentar naquele momento para engrandecer e para enriquecer o seu currículo, porque não é só você aprender um idioma para sua vida pessoal, ele ajuda muito no seu percurso profissional. É uma estratégia fantástica e impulsiona as pessoas a estudarem, porque a gente tem que estar todo o tempo nesse movimento de aprendizado”.

Para ela, o fato de o professor ser francês nativo faz toda a diferença no aprendizado. “Eu acho que até para o aprendizado do aluno em si fica melhor, porque tem a questão do sotaque, da pronúncia. Então, essa oportunidade que a Alece proporciona aos servidores é grandiosa e enriquecedora”.

O inglês como uma língua mundial 

As turmas de inglês contam com cinco professores, entre eles, Hugo Costa. Ele, que é servidor de carreira da Casa desde 1985, conta que passou a ensinar inglês na Unipace desde que ela foi criada, em 2009. 

“Eu, particularmente, amo ensinar aqui na Unipace para os servidores, pois vejo que muitos deles não tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira no passado, ou por falta de tempo ou pelo custo de estudar uma língua estrangeira nos anos 80 e 90”. 

Ele comenta que já foi professor de outros cursos e já trabalhou com tradução, também ressalta a importância de aprender uma nova língua na administração pública. “Hoje em dia ser fluente em um idioma faz a diferença e o inglês principalmente, pois é falado em todo mundo e, na administração pública, é essencial devido ao crescimento da globalização e a necessidade de se comunicar internacionalmente”.

E as capacitações em inglês são as que mais atraem o público, principalmente por essa língua estar tão imersa na nossa cultura e ser considerada a linguagem de mediação em vários contextos, como negócios, congressos, etc. 

Motivada por essa oportunidade, a servidora das Comissões Permanentes Alice Almeida se inscreveu no primeiro semestre de inglês, impulsionada também pelos comentários positivos sobre os cursos. “Eu sempre tive interesse em procurar as aulas de inglês e as aulas do professor [Sávio Botelho] são bem dinâmicas, a turma é bem participativa. A minha expectativa é realmente aprender de verdade”.

Foto: Dário Gabriel

Ela destaca que essa é uma experiência muito importante por reforçar o compromisso da instituição com a qualificação dos seus servidores, o que ajuda na construção de uma imagem positiva da Casa. 

O aprendizado de um novo idioma como meio de desenvolver aspectos cognitivos, emocionais e sociais

E, claro, uma das línguas que não podem faltar nos cursos é o espanhol, considerado um dos idiomas mais falados no mundo. Na Unipace, quem realiza esse papel é a professora Sonia de Oliveira. Formada em Letras – Português e Espanhol, ela trabalha no órgão desde 2009. 

“O conhecimento de línguas estrangeiras é cada vez mais essencial no mundo globalizado em que vivemos, especialmente no serviço público. Permite ampliar o acesso à informação, fortalecer relações institucionais e abrir novas oportunidades de cooperação. O espanhol, em particular, é de grande relevância para nós, brasileiros, já que estamos cercados por países hispano-falantes. Dominar esse idioma aproxima culturas, facilita o diálogo e promove integração regional”.

Turma de espanhol com a professora Sonia. Foto: Divulgação

Ela cita que dar aulas na Unipace é uma experiência enriquecedora, porque os servidores demonstram grande interesse e motivação em aprender e percebem como o espanhol pode ser útil tanto na vida profissional quanto pessoal. Ressalta também os benefícios cognitivos, emocionais e sociais de aprender uma nova língua.

“Isso foi especialmente importante durante a pandemia, quando as aulas ocorreram online, proporcionando aos alunos um espaço de interação, alívio da ansiedade e apoio emocional. É muito gratificante acompanhar o progresso dos alunos e perceber como o aprendizado de um novo idioma fortalece a autoconfiança, amplia horizontes e contribui para o bem-estar geral”.

Ampliação do alcance

Entre as novidades dos cursos de idiomas da Unipace está a criação de duas turmas para servidores municipais: uma de inglês e uma de espanhol. A ação contempla vereadores, assessores, servidores do Poder Legislativo municipal, prefeitos, vice-prefeitos e secretários.

A iniciativa busca alcançar um público que pode não ter tanta facilidade de acesso a cursos de idiomas com a qualidade do que a Unipace oferece. "É um curso gratuito também, online, com aulas ao vivo, não são aulas gravadas ou em EAD, são aulas ao vivo com o professor. E nós ofertamos 50 vagas para inglês e 50 vagas para espanhol”, explica Wellison.

“O interessante da Unipace é que ela é uma Escola de Governo. Então, a razão dela existir é formar os servidores da Assembleia Legislativa. Porém, nós já ultrapassamos esse objetivo principal, ao oferecer cursos também para o público externo, seja por meio de parcerias ou pelos dependentes”, sinaliza.

Servidores, e como fazer parte? 

E se você ficou interessado em fazer parte dos cursos de idiomas, então fica ligado, que todo início de semestre a Unipace divulga as inscrições para novas turmas e para os testes de níveis, além das turmas de conversação. 

Para dúvidas e outras informações, os interessados podem fazer contato pelos números: (85) 3277-2504 e 3277-2755

 

Edição: Samaisa dos Anjos 


Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem

 

 

 

Veja também